TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento com Vela

Por:   •  14/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 2

Observação:

A vela é uma fonte de luz feita de cera que consiste num pavio inserido num combustível sólido, (parafina). A cera de parafina é um hidrocarboneto pesado que vem do petróleo. Possui propriedade termoplásticas e de repelência à água. Quando você acende uma vela você derrete a cera dentro e próxima ao pavio. O pavio absorve a cera líquida e puxa-a para cima. O calor da chama vaporiza a cera, e é o vapor da cera que se queima. A razão pela qual o pavio não se queima é porque a cera vaporizando refrigera o pavio exposto e o protege. 

Durante a queima de uma vela, ocorre uma transformação química, porque os produtos da combustão (água, dióxido de carbono, etc.) têm propriedades diferentes das dos reagentes (a substância da vela e o oxigênio do ar).

Experimento:

Ao observar uma vela acesa, dentro de um recipiente com água, podemos perceber que a queima da vela continua da mesma forma. Pois como a parafina possui repelência a agua, não muda em nada o seu aspecto e a vela continua a queimar da mesma maneira.

Agora, se decidirmos colocar um copo por cima dessa vela acesa, percebemos uma mudança, no nosso experimento usamos um recipiente com água, corante para ficar mais fácil a visualização do mesmo, uma vela, um fósforo e um copo.

Ao colocar o copo vagarosamente por cima da vela acesa, antes de tocar a água, observamos que o recipiente começa a ser preenchido de ar quente e o ar frio sai. Quando o copo toca a água a vela queima o oxigênio do recipiente e a chama vai diminuindo, nesse mesmo momento o liquido que se encontra no recipiente vai subindo, até que a chama se apaga e o liquido para de subir.

Testamos esse mesmo método de uma forma um pouco diferente, ao invés de colocar o copo vagarosamente, nós aceleramos esse processo, e o resultado, é que mais liquido subiu no copo.

 

Hipótese:

Uma hipótese para esses acontecimentos, é que quando colocado o copo por cima da vela a pressão dos gases aumenta e com a queima do oxigênio a vela se apaga e a pressão dentro do copo diminui, fazendo com que a pressão atmosférica seja maior, o que faz com que a água suba ainda mais.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (228.1 Kb)   docx (205.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com