TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Halogênios

Projeto de pesquisa: Halogênios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.662 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

Halogênios

Docente: Prof. Dr. Homero Marques Gomes

Presidente Prudente

11/05/2010

Halogênios

Relatório apresentado ao Professor Dr. Homero Marques Gomes da disciplina de Química Geral Experimental I da turma VIII, do curso noturno de Licenciatura em Química.

Unesp- Faculdade de Ciência e Tecnologia

Presidente Prudente- 11/05/2010

Sumário

 Introdução........................................................................

 Objetivo.............................................................................

 Parte Experimental..........................................................

Materiais e Reagentes

Procedimento Experimental

 Resultados........................................................................

 Discussão dos Resultados..........................................

 Conclusão..........................................................................

 Referências Bibliográficas..............................................

INTRODUÇÃO

O grupo VIIA(17) na tabela periódica corresponde a família dos halogênios, que são formados por Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At). As propriedades químicas especiais dos halogênios podem ser explicadas pelas configurações eletrônicas de valência, ns² np5, que precisam de apenas mais um elétron para que a configuração de sua camada de valência seja completada. Para completar o octeto de elétrons de valência no estado elementar, todos os homogêneos usam dois átomos para formar moléculas diatômicas. Em condições normais, o flúor é um gás amarelado, o cloro um gás amarelo- Esverdeado-, o Bromo é um líquido castanho que passa facilmente à vapor , o Iodo uma substância sólida de cor violeta e o astato que é sólido e altamente reativo. Os elementos formam uma família que apresenta suaves variações das propriedades físicas, o que é esperado quando as forças de London entre as moléculas são as forças intermoleculares dominantes. As propriedades dos elementos que compõem os halogênios são descritas a seguir:

 Flúor: O flúor é o primeiro elemento do grupo e o mais abundante dos halogênios na crosta terrestre. Ele está presente em muitos minerais, incluindo a fluorita, a criolita e a fluorapatita. Como o flúor é o elemento oxidante mais forte (E∘ = + 2,87 V), ele não pode ser obtido a partir de seus compostos por oxidação por um outro elemento. O flúor é produzido por eletrólise de uma mistura anidra fundida de Fluoreto de Potássio e Fluoreto de Hidrogênio em 75°C e um ânodo de carbono. O flúor é um gás reativo, a maior parte do flúor produzido pela indústria é usada para fazer o sólido volátil UF6, usado no processamento do combustível nuclear. Boa parte do restante é usada na produção de SF6 para equipamentos elétricos. Como o íon fluoreto é muito pequeno, as entalpias de rede de seus compostos iônicos tendem a serem altas. Como resultados, os fluoretos são menos solúveis do que os demais halogenetos. Essas diferenças em solubilidade é uma das razões pelas quais os oceanos são salgados com cloreto e não com fluoretos, muito embora o flúor seja mais abundante do que o cloro na crosta.

 Cloro: O cloro é um dos produtos químicos produzidos em maiores quantidades. Ele é obtido do cloreto de sódio por eletrólise do sal mineral fundido ou da salmoura. O cloro é um gás formado por moléculas Cl2, que condensa-se em -34°C. Ele reage diretamente com quase todos elementos, exceto Carbono, Nitrogênio, Oxigênio e os gases nobres. Ele é um agente oxidante forte e oxida metais até altos estados de oxidação. Por exemplo, quando o cloro reage com ferro, forma-se o Cloreto de Ferríco anidro e não o cloreto ferroso. O cloro é usado em vários processos industriais, inclusive a fabricação de plásticos, solventes e pesticídas. É também usado como alvejante nas industrias têxtil e de papel, e como desinfetantes no tratamento da água.

 Bromo: O bromo é um líquido corrosivo e fumegante, formado por moléculas Br2, e tem um odor penetrante. O bromo é muito usado na química orgânica de Síntese, pelo fato da facilidade com que pode ser adicionado e retirado dos compostos orgânico usados com intermediários de sínteses complicadas. Os brometos orgânico são incorporados em tecidos como retardadores de incêndio e são usados como pesticidas. Os brometos inorgânicos, particularmente o brometo de prata são usados em emulsões fotográficas.

 Iodo: O iodo é encontrado como íon iodeto na salmoura e como impureza no salitre do Chile. O Iodo já foi obtido a partir de plantas marinhas, que contém altas concentrações do mesmo, retirado da água do mar e acumulado: duas toneladas de plantas marinhas produzem cerca de um quilograma de iodo. Nos dias de hoje, a melhor fonte para obter iodo é a salmoura dos poços de petróleo. o óleo foi produzido pela decomposição de organismos marinhos que acumulavam iodo enquanto vivos. Quando iodo dissolve-se em solventes orgânico produz soluções de variadas cores, essas cores são consequências das diferentes interações entre as moléculas I2 e o solvente. O elemento é pouco solúvel em água, exceto na presença de íons Iodeto com o qual forma o íon Triiodeto marrom e solúvel. O iodo elementar tem pouco uso, ele dissolve-se, porém, em álcool e é muito usado como um anti-séptico de ação oxidante moderada. Ele é um elemento traço essencial para os sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com