TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE BROMATOS PELOS MÉTODOS DIRETO E INDIRETO EM INSUMOS PARA PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO ATRAVÉS DE CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

Por:   •  30/1/2019  •  Monografia  •  6.526 Palavras (27 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]


DAYSEANE SALES BERNARDO CAMPELO

IDENTIFICAÇÃO DE BROMATOS PELOS MÉTODOS DIRETO E INDIRETO EM INSUMOS PARA PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO ATRAVÉS DE CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do Curso de Graduação em Química Industrial da Universidade Federal de Pernambuco como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Química Industrial.

Orientador: Prof. Dr°: Rodrigo de Oliveira Simões

Recife

2017


DEDICATÓRIA


[pic 15]

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente ao Autor da Existência, Aquele que permite que todas as coisas se concretizem, nosso único e verdadeiro Deus por ter me dado saúde e força para superar as dificuldades que surgiram ao longo do caminho.

A minha mãе, Jane Sales, heroína qυе sempre mе apoiou, incentivou nаs horas difíceis, de desânimo е cansaço. Ao mеυ pai, José Bernardo, qυе além de todo incentivo sempre proporcionava o melhor que podia para que eu tivesse acesso aos estudos. Ao meu irmão, Joarly Sales, pelo cuidado e preocupação que tinha comigo.

Aos meus avós maternos (Francisco e Marluce) e paternos (José Bernardo e Maria de Lourdes) “in memorian” que contribuíram na formação do meu caráter e sempre me ajudaram em oração.

Ao meu esposo Ytalo Gomes, por ter me ajudado durante todo esse tempo em que estive me formando enquanto profissional e pessoa e por compreender a importância dessa conquista e aceitar a minha ausência quando necessário.

Agradeço a todos os meu familiares, tias, tios, primos, primas por estarem sempre por perto e poder contar quando preciso.

Ao meu orientador o professor Drº Rodrigo de Oliveira Simões, pela atenção e por ter dedicado seu tempo aprimorando meu trabalho de conclusão de curso.

As minhas amigas de trabalho do LACEN, Luana e em especial a Helenise que me ajudou na execução dos experimentos desse trabalho. E também a Diego, Manuel e Marcus que apesar de não trabalharmos mais juntos sempre me incentivaram e me ajudaram durante a vida acadêmica.

Aos meus amigos que estiveram comigo durante todo o curso, Elaine, Émerson, Ramon e Amanda, e aos demais por sempre estarem dispostos a me ajudar, pela amizade e pelos momentos que passamos juntos.

A todos os professores do Departamento de Engenharia Química que contribuíram com a minha formação. Obrigada.


RESUMO

Com o intuito de melhorar as propriedades da farinha de trigo, o setor de panificação tem utilizado agentes oxidantes que favoreçam a retenção de gases e possibilitem um produto com textura mais agradável e consequentemente, mais atrativa. Um dos aditivos utilizados é o bromato de potássio, que apesar de fortalecer as cadeias de glúten da farinha de trigo e garantir um melhor aspecto visual, é altamente prejudicial à saúde humana devido a sua carcinogenicidade e outros malefícios como, por exemplo, problemas intestinais, destruição de vitaminas e outras substâncias importantes para o homem, já demonstrado em várias pesquisas técnico-científicas. No Brasil, desde 2001, o emprego de bromatos, em geral, passou a ser proibido em qualquer quantidade nas farinhas de trigo e nos derivados de panificação. Neste trabalho foi feita a identificação desse aditivo em 25 amostras (óleo, pasta e pó) de insumos para produtos de panificação comercializados em Recife/PE e região metropolitana. utilizando dois métodos de análise, o direto e o indireto por cromatografia em camada delgada, em duplicatas, totalizando-se 100 ensaios. Para o método indireto utilizou-se o reativo fluoresceína como revelador e para o método direto utilizou-se o reativo orto-tolidina. A identificação da presença de bromato foi constatada em 52% das amostras, o que corresponde a um total de 13 produtos, que estão em desacordo com a atual legislação brasileira. Analisando os insumos, individualmente, foi verificada a presença de bromato em 100% da matriz que era óleo, 50% cuja matriz era pó e 28% da matriz que era pasta. Esses dados revelam que mesmo com a proibição do uso desse aditivo alimentar e com a fiscalização pelos órgãos públicos responsáveis, essa substância, ainda é utilizada como insumo na elaboração de produtos de panificação, apesar de todos os riscos já comprovados e explícitos em diversos estudos técnico-científicos.

Palavras-Chave: Aditivos para panificação. Agentes oxidantes. Bromato de potássio.


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Lista de aditivos alimentares em produtos de panificação        17

Tabela 2 - Nome das amostras e local de coleta        20

Tabela 3 - Amostras com presença de bromato e seu Rf        25

Tabela 4 - Amostras com ausência de bromato        26


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Característica física dos aditivos em óleo, pó e pasta        21

Figura 2 - Exemplo de placa cromatográfica de camada delgada        23

Figura 3 - Placas cromatográficas de camada delgada com presença de bromato para o método indireto (a) e para o método direto (b)        24


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

APEVISA - Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária.

Br2 – Bromo.

Br- - Íon brometo.

BrO- - Íon hipobromito.

BrO-3 – Íon bromato.

C20H12O5 – Fluoresceína

C20H8O5Br4 - Eosina

CCD - Cromatografia em Camada Delgada.

CCFAC - Comitê Codex de Aditivos Alimentares e Contaminantes.

CNNPA - Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (499.1 Kb)   docx (872.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com