TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO ALUMÍNIO

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO AO ALUMÍNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO AO ALUMÍNIO

O alumínio é um metal leve, resistente e macio. Tem um aspecto cinza prateado e fosco, relativamente suave, firme, e flexível. Não magnético e não se inflama facilmente, alta condutibilidade térmica e elétrica, sua resistência a corrosão é muito boa devido a uma camada superficial fina de óxido de alumínio que se forma quando o metal se expõe ao ar.

Seu ponto de fusão é 933,47 K; Seu ponto de ebulição é 2792 K; e Sua densidade 2,70 g/cm³.

O alumínio raramente é encontrado em sua forma natural. Obtido a partir de um minério chamado bauxita, contém apenas cerca de 40-60% de alumina, Al2O3, ela deve ser limpa antes de ser refinada à alumínio metálico. No processo Bayer, a bauxita é lavada com uma solução quente de hidróxido de sódio, NaOH, a 175°C. Isto transforma a bauxita em hidróxido de alumínio, Al(OH)3, que se dissolve na solução de acordo com a equação química:Al2O3+ 2 OH- + 3 H2O → 2 [Al(OH)4]-O restante dos componentes da bauxita não se dissolvem e podem ser filtrados como impurezas sólidas. Depois, a solução de hidróxido é resfriada, e o hidróxido de alumínio dissolvido precipita-se em um sólido branco. Quando então aquecido a 1050°C, o hidróxido de alumínio se decompõe em alumina, liberando vapor de água no processo: 2 Al(OH)3 → Al2O3+ 3 H2O

No processo de redução a alumina é colocada em potes com sais de criolita e fluoreto de alumínio que recebem correntes constantes de eletricidades. A força dos elétrons na eletricidade circulante rompem literalmente as ligações entre alumínio e oxigênio. O oxigênio sobe para o topo, enquanto o alumínio derretido mais denso afunda. O alumínio liquido a 950º é sugado para fora da criolita com um aspirador. O alumínio metálico sai das cubas em estado liquido e é então transportado para o lingotamento, onde são ajustadas a sua composição química e forma física.

O alumínio é teoricamente 100% reciclável sem qualquer perda das suas qualidades naturais. A recuperação do metal via a reciclagem tornou-se importante na indústria, pois o uso crescente de latas de bebida de alumínio o trouxe à consciência pública. É vasto a utilização do alumínio nas indústrias, desde, janelas, portas, divisórias , ferramentas, revestimento em aviões, motor de carro de corridas, utensílios de cozinha e outros. A reciclagem implica a fundição da sucata, um processo que necessita só 5% da energia gasta para produzir o alumínio a partir do minério. Sendo assim o alumínio é o material fundamental do mundo moderno.

“O aço pode ser substituído pelo alumínio”

O aço na atualidade é a mais importante liga metálica, sendo utilizada de diversas formas, entre elas, maquinas, ferramentas, construção e outros. No entanto, seu uso depende de determinadas aplicações. Devido a vantagens técnicas que outros materiais oferecem, como o alumínio na área de transporte devido a sua leveza e na construção pela resistência a corrosão.

Alguns produtos que podem ser obtidos a partir da bauxita:

Óxido de Alumínio Al2O3, sendo um dos principais;

Sulfato de Alumínio Hidratado Al2(SO4)3.xH2O vem logo em seguida;

Hidóxido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com