TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações sobre Aluminum

Tese: Informações sobre Aluminum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho tem por objetivo apresentar a quem possa interessar, informações sobre o Alumínio. Esperamos com essa atividade desenvolver, desde o conhecimento sobre um produto que é comum, mas que desconhecemos sua verdadeira importância, até a importância do trabalho em equipe. Também, a aquisição das competências necessárias para a formação do engenheiro, já que nos proporciona a oportunidade de buscar informações sobre um determinado material. Essa atividade está composta das etapas 3 e 4 do ATPS de Química.

ETAPA 3

No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio, são geradas quantas toneladas de CO2?

Com 1Kg de alumínio são gerados 9 Kg de CO2, sendo assim para 40Kg de alumínio são gerados 360 Kg de CO2, convertendo esse valor é equivalente a 0,36 toneladas.

Quantos quilos de bauxita são necessários para produzir 40 Kg de alumínio?

A Bauxita é uma mistura de óxidos de alumínio de composição variável.

Em termos de "cálculo estequiométrico" pode-se falar em Alumina - AL2 O3 (que é seu mineral mais característico).

Assim:

AL2 O3

AL - 2x27= 54 ... O3 - 3x16 = 48

54 + 48 = 102

102 - 54

X - 40

X = 102x40/54

X = 75,5 kg de Alumina - AL2 O3

São necessários -> 75,5 kg de Alumina - AL2 O3

Considerando as informações sobre quantidade de alumínio usado nos veículos e percentual de reciclagem. Analisar a situação do Brasil e dos Estados Unidos e refletir sobre a participação desses dois países com relação aos aspectos ambientais.

A reciclagem de alumínio no Brasil é uma atividade muito antiga e se confunde com a implantação da indústria do alumínio. Em 2007, o Brasil reciclou 253 mil toneladas de alumínio, ficando acima da média mundial, que é de 29,3%.O setor de transportes, desde os anos 1980, é o principal provedor de alumínio reciclado, fabricado a partir de sucata de produtos de vida útil esgotada, seguido pelas embalagens, com destaque para as latas de bebidas, pelas máquinas, cabos, produtos de alumínio utilizados pela construção civil, sendo que esses passaram a ter maior representatividade no século 21, dado ao longo tempo de vida útil, que ultrapassa décadas. Dados recentes indicam que 44% das sucatas de vida útil esgotada são provenientes do setor de transportes, 28% de embalagens, 10% de máquinas e cabos, e 7% da construção civil. Estima-se que o índice global de reciclagem de alumínio, usado nos setores de transportes e construção civil, está entre 85-98%. Já o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas varia em função da região de 25 a 96%, sendo que globalmente e de 63%. No Brasil, cálculos elaborados pela ABAL em 2006, mostravam que a sucata recuperada de alumínio naquele ano correspondeu a 38,3% do consumo doméstico de produtos transformados de alumínio, índice esse superior aos registrados pelos Estados Unidos, Alemanha, África do Sul e Itália. Nos EUA, a reciclagem do alumínio utilizado na fabricação de veículos já é maior do que aquela obtida por meio do reaproveitamento de latinhas de bebida, desde 2005. Para um país como o Brasil, que ainda se vale pouco do metal de liga leve nas linhas de montagem automotiva e é seis vezes campeão mundial em reciclagem de latas de alumínio, essa inversão surpreende. Mas ainda há muito que melhorar. Porém, o setor de ambos os países está comprometido com a reciclagem do alumínio, levando em consideração a conservação de energia e a proteção de recursos naturais.

Escrever um comentário sobre a discussão do passo anterior e incluir a idéia central da discussão no pôster.

"A reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável, gera benefícios para o país e meio ambiente, pois sua capacidade de reciclagem é infinita!"

ETAPA 4

Discutir com sua equipe qual o tipo de eletrólise usada na obtenção do alumínio, qual a relação direta existente entre o alumínio, eletrólise e a importância desse material para a engenharia. Essa discussão deverá ser apresentada no pôster final.

Conclusão

Concluímos este trabalho com as devidas coletas das informações necessárias do material em questão: o alumínio, e com os objetivos atingidos, o qual foi realizado com pesquisas e discussões em grupos, para chegarmos às conclusões e finalidade da atividade. Após a realização da mesma, foi possível adquirir ainda mais conhecimento sobre o alumínio e perceber que esse metal é amplamente utilizado pela engenharia de diversas maneiras. Tal versatilidade se deve às suas propriedades e excelente desempenho na maioria das aplicações. Suas técnicas de fabricação permitem a manufatura do produto acabado a preços competitivos. Cada segmento utiliza o metal na forma mais adequada às suas finalidades, de acordo com os diferenciais e propriedades de cada produto.

Bibliografia

www.cempre.org.br

www.novelis.com/pt-br/Paginas/Raw-Materials-Recycling.aspx

www.sustentar.net/sem-categoria/reciclagem-de-aluminio-deve-saltar-para-40

www.abal.org.br/desenvsust/acoes_reciclagem.asp

http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/latinhas-recuperam-precos-depois-da-crise/

http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/atualidades/aluminio-verde-brasileiro/

http://maisreciclagem.blogspot.com.br/

http://www.ipirangareciclagem.com.br/reciclagem.asp

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »