TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ion Ni

Resenha: Ion Ni. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

O íon Ni(II) em solução aquosa acha-se coordenado a moléculas de água em uma geometria octaédrica, formando o íon complexo [Ni(H2O)6] 2+ , de cor verde. Em muitos casos, a formação de outros complexos ocorre através de reações de substituição das moléculas de água por outros ligantes (moléculas neutras: NH3, etilenodiamina, etc., ou ânions: Cl-, OH-, etc.). A reação de formação do complexo cloreto de hexaaminoníquel(II), por exemplo, resulta da troca de moléculas de água por moléculas de amônia, no complexo octaédrico [Ni(H2O)6] 2+,

[Ni(H2O)6] 2+(aq) + 6 NH3(aq) → [Ni(NH3)6] 2+(aq) + 6H2O(l)

O cloreto de hexaaminoníquel(II), [Ni(NH3)6]Cl2, é um sólido (cristais de cor azul-violeta) com estrutura cristalina cúbica, solúvel em água e em solução aquosa de amônia, mas insolúvel em amônia concentrada, álcool etílico e éter.Este complexo decompõe-se pelo aquecimento liberando NH3(g), transformando-se em um sólido de cor verde. O mesmo acontece com sua solução aquosa, que muda de azul-violeta para verde com o aquecimento.

Se é formado um complexo [ML6]n+ à partir de [M(H2O)6]n+ observa-se que resulta cada vez mia difícil substituir uma nova molécula de água por outro ligante L. As sucessivas constantes de estabilidade para a reação descrita acima são: K1 = 5x102, K2 = 1,3x102, K3 = 4x101, K4 = 1,2x101, K5 = 4 e K6 = 0,8. Pelo menos uma parte desse efeito se deve ao processo de substituição (que é uma consideração isentrópica). Ao substituir uma molécula de água por amoníaco se elimina um lugar donde se pode coordenar novas moléculas de amoníaco. Além disso, quanto maior o número de moléculas de amoníaco que o complexo possui, maior a probabilidade de que estas sejam substituídas por moléculas de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com