TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multisim Ni

Dissertações: Multisim Ni. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 10

Nesse trabalho foi aprendido que o diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. Geralmente o tipo mais comum de diodo é o semicondutor, porém, existem outras tecnologias de diodo.

A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente contínua pulsante. Como no semiciclo negativo de uma corrente alternada o diodo faz a função de uma chave aberta, não passa corrente elétrica no circuito. A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos de corrente contínua, é controlar o fluxo da corrente, permitindo que a corrente elétrica circule apenas em um sentido.

O diodo funciona como uma chave de acionamento automático (fechada quando o diodo está diretamente polarizado e aberta quando o diodo está inversamente polarizado). A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente contínua pulsante. Como no semiciclo negativo de uma corrente alternada o diodo faz a função de uma chave aberta, não passa corrente elétrica no circuito. A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos de corrente contínua, é controlar o fluxo da corrente, permitindo que a corrente elétrica circule apenas em um sentido.

Os diodos são projetados para assumir diferentes características: diodos retificadores são capazes de conduzir altas correntes elétricas em baixa frequência, diodos de sinal caracterizam-se por retificar sinais de alta frequência, diodos de chaveamento são indicados na condução de altas correntes em circuitos chaveados.

Dependendo das características dos materiais e dopagem dos semicondutores há uma gama de dispositivos eletrônicos variantes do diodo: Diodo Zener, Diodo Schottky, Diodo túnel, Diodo emissor de luz, Fotodiodo, Varicap e SCR.

Falando de potenciômetros, foi entendido que Potenciômetro é um componente eletrônico que possui resistência elétrica ajustável. Geralmente, é um resistor de três terminais onde a conexão central é deslizante e manipulável. Se todos os três terminais são usados, ele atua como um divisor de tensão.

Em relação à curva de resposta em função do ângulo de giro do eixo, existem dois tipos de potenciômetros, os lineares e os logaritmos.

Os potenciômetros lineares possuem curva de variação de resistência constante (linear)em relação ao ângulo de giro do eixo. Os potenciômetros logaritmos, por sua vez, apresentam uma variação de resistência ao ângulo de giro do eixo mais adaptada à curva de resposta de audibilidade do ouvido humano.

Foi discutido também sobre Sensores de Temperatura e termistores NTC e PTC, os quais as características dos sensores de temperatura são linearidade e Faixa de atuação.•.

A partir do assunto sobre relé, sabe-se agora que este é um interruptor acionado eletricamente. A movimentação física deste "interruptor" ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.

1.

INTRODUÇÃO

O NI Multisim é um ambiente fácil de usar para criação de esquemático e simulação; engenheiros, estudantes e professores podem usar para definir e simular circuitos.

A edição acadêmica do Multisim incorpora características de aprendizado especializadas e é complementada por teorias de circuitos e material didático. Este sistema integrado ajuda educadores a incentivar estudantes e reforça a teoria dos circuitos com uma iniciativa prática interativa de investigação do comportamento. É amplamente escolhido por universidades e colégios técnicos devido a seus componentes interativos, seus instrumentos de simulação e à integração com o mundo real através de medições analógicas e digitais. O Multisim Profissional ajuda engenheiros a otimizar os projetos de circuitos, minimizar erros e reduzir as iterações de prototipagem. Quando combinado com o software para a criação de layouts de PCBs NI Ultiboard 11, fornece aos engenheiros uma plataforma de prototipagem de custo efetivo. Sua integração com o software de medição NI LabVIEW também ajuda engenheiros a definir análises personalizadas para otimizar a validação do projeto.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. ABORDAGEM GERAL

O Multisim possui instrumentos virtuais que espelham instrumentos que encontramos no mundo real. Como exemplo desses, podemos citar os osciloscópios, geradores de funções, analisadores de rede, plotters de Bode, e muitos outros, conforme podemos observar pela barra de instrumentos do programa.

Além disso, os projetistas que estejam familiarizados com os instrumentos virtuais do LabVIEW da National Instruments, podem criar seus próprios instrumentos. Por exemplo, pode ser criado um gerador de ruído para análise de problemas de interferência eletromagnética.

Os instrumentos virtuais criados no NI LabVIEW podem inclusive adquirir dados do mundo real e usá-los para alimentar simulações, além de poder utilizar esses dados para excitar circuitos que operem no mundo real.

Além desses instrumentos, o programa possui uma caixa de instrumentos simples como voltímetro, amperímetro e pontas de prova, que podem ser facilmente colocados em diversos pontos de um circuito. A diferença em relação aos instrumentos virtuais da barra da direita é que esses instrumentos são simples, tendo apenas uma função única como medir correntes ou tensões, não possuindo ajustes ou outros controles.

O uso desses instrumentos é semelhante aos equivalentes reais: os amperímetros são ligados em série com os circuitos dos quais desejamos saber as correntes e os voltímetros em paralelo com os circuitos.

Outro recurso muito interessante que a instrumentação do Multisim apresenta é a de incluir instrumentos reais, com características que são baseadas em seus manuais. Isso significa que o que esses instrumentos indicarão corresponde exatamente ao que o projetista verá quando o utilizar na prática. É o que ocorre, por exemplo, com o osciloscópio Tektronix que pode ser acessado diretamente na barra de instrumentos.

2.2. BENEFÍCIOS

Multisim 11 versão Acadêmica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com