TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iônico

Seminário: Iônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Seminário  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Compostos iônicos são aqueles formados por íons de cargas opostas (resultando numa substância eletricamente neutra) através de interação eletrostática. Como resultado de tamanha força de ligação, são sólidos em condições ambientes (25°C e 1atm) e apresentam altos valores de ponto de ebulição.

É muito comum os compostos iônicos serem formados por metais (cátions) e ametais (ânions) – mesmo quando estão ligados previamente a outros átomos (ex: CaCO3, constituído por Ca2+ + CO32-).

Basicamente, quando dois íons entram em contato direto, se ligam por atração eletrostática. Assim, com mais íons presentes (cátions e ânions) atraindo-se em diversas direções, forma-se um conglomerado fortemente ligado e organizado: o retículo cristalino.

A estrutura cristalina é uma rede constituída por unidades cristalinas (células unitárias) que se repetem ao longo da cadeia. Sendo essas células unitárias as menores representações possíveis de toda a estrutura da rede.

Características dos Compostos Iônicos

As principais características da maioria dos compostos iônicos são:

• Alto ponto de fusão e ebulição (devido à atração eletrostática);

• Nas condições ambiente, são sólidos cristalinos;

• Conduzem eletricidade quando fundidos ou solvatados (dissociados em solvente);

• A depender das características termodinâmicas (energia livre de Gibbs) e das energias de solvatação e reticular, podem apresentar considerável solubilidade (principalmente, quando o solvente é a água).

Porque a ligação iônica é um tipo de ligação muito forte. As ligações covalentes ocorrem somente pela necessidade do compartilhamento de elétrons, porque nenhum dos átomos pode se desfazer dos seus elétrons ou arrancar elétrons do outro átomo, e assim, eles ficam juntos. Já nas ligações iônicas, a ligação ocorre entre os íons pela diferença de cargas elétricas, como se fosse dois ímas atraídos por polaridades diferentes. Então, é preciso muito mais energia para quebrar a ligação iônica do que para quebrar as forças intermoleculares existentes nas moléculas covalentes.Por isso, os pontos de fusão e ebulição são mais altos.

Classificação e comentário do autor da pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com