TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de quimica organica espectros gases conceitos

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

PROF. DANIEL UCHOA

ESPECTROSCOPIA NA REGIÃO DO ULTRAVIOLETA

PROTOCOLO I – ESPECTROSCOPIA ULTRAVIOLETA

        Ao analisar um espectro de UV devemos concentrar nossos esforços em identificar os principais cromóforos da amostra. As observações abaixo costumam ajudar na identificação dos possíveis cromóforos.

  1. Uma banda simples de baixa intensidade (ε = 100 a 1000) a comprimentos de onda (λ) menores que 220 nm normalmente indica uma transição η  σ*. Aminas, álcoois, éteres e tióis são as possibilidades, visto que elétrons não ligantes não estão presentes em sistemas conjugados. Uma exceção para isso é que a transição η  π* de grupos ciano (-CN:) aparece nessa região. No entanto essa é uma transição fraca (ε < 100), e o grupo ciano é facilmente identificado no infravermelho. Em qualquer dessas situações, não esqueça de procurar por bandas correspondentes aos grupos N-H, O-H, C-O, ou S-H no infravermelho.
  2. Uma banda simples de baixa intensidade (ε = 10 a 100) na região de 250 a 350 nm, com nenhuma outra absorção majoritária em menores comprimentos de onda (200 a 250 nm), normalmente indica uma transição η  π*. Desde que a absorção não ocorre em valores maiores de comprimento de onda, um cromóforo não conjugado contendo O, N, ou S é o mais indicado. As principais possibilidades são C=O, C=N, N=N, NO2, CO2R, ou CONH2. Novamente, o infravermelho e o RMN deverão dar maiores esclarecimentos.
  3. Duas bandas de intensidade média (ε = 1000 a 10000), ambas com λmax acima de 200 nm, geralmente indica a presença de um sistema aromático. Substituição no anel aromático pode aumentar a absortividade molar acima de 10000, principalmente se essa substituição for uma extensão da conjugação. Em sistemas aromáticos poli nucleares (dois ou mais anéis), uma terceira banda, próximo de 200 nm, pode ser observada. A maioria dos sistemas aromáticos poli nucleares (e compostos heterocíclicos), têm intensidades muito características e bandas de absorção padrões, e podem ser identificados a partir da comparação com espectros da literatura.
  4. Bandas de alta intensidade (ε = 10000 a 20000), que aparecem acima de 210 nm geralmente representam tanto uma cetona α,β-insaturados, quanto um dieno ou polieno. Quanto maior o comprimento do sistema conjugado, maior o comprimento de onda observado. Para dienos, o λmax pode ser calculado usando as regras de Woodward-Fieser.
  5. Cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, amidas, além de outros compostos contendo tanto um sistema π, quanto elétrons não ligantes mostra duas absorções: uma proveniente de uma transição η  π* (λ > 300 nm, de baixa intensidade), e uma π  π*, a menores valores de λ (< 250 nm, de alta intensidade). Em enonas, o λmax dessa transição move-se para maiores comprimentos de onda e pode ser predito pelas regras de Woodward-Fieser. O valor de ε, normalmente, sobe para mais de 10000 com conjugações, é muito intenso e pode obscurecer as fracas transições η  π*. Para ésteres e ácidos, as regras de Nielsen podem ser usadas para prever a posição de λmax com acréscimo de conjugação e substituição.
  6. Compostos altamente coloridos (apresentam absorção na região do visível) comumente possuem um sistema conjugado de cadeia longa ou um cromóforo policíclico aromático. Compostos benzenóides podem ser coloridos se eles tiverem substituintes conjugados suficientes. Para sistemas não aromáticos, normalmente 4 ou 5 cromóforos conjugados são necessários para se produzir absorção na região do visível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com