TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minicaso B: Produção da Cachaça

Por:   •  1/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

 Escala pode ser entendida, como uma forma de representação que conserva as proporções das medidas lineares do objeto que está sendo representado (desenhado).  A escala pode ser definida como sendo uma relação matemática, então temos que: escala é a relação matemática entre as dimensões apresentadas no desenho (tamanho do desenho) e o objeto real (tamanho real) por ele representado.

A utilização da escala é fundamental, pois quando queremos representar uma peça/objetos ou uma representação gráfica de um mapa. Existem peças/objetos que são demasiadamente pequenos, e então precisamos fazer ampliações que permitam a representação de todos os detalhes, melhorando a visualização e entendimento, no entanto, existem peças/objetos e áreas (território) de tamanho excessivamente grande, impossíveis de serem representados nos formatos existentes, então a escala de redução,  permite reduzir em proporções menores, sendo possível assim a sua execução nos formatos padronizados.

 

Escala natural: representada numericamente como 1:1. Ocorre quando o tamanho físico do objeto representado no plano coincide com a realidade. Ex.: Representação de um celular no formato A4.


 
Escala reduzida: quando o tamanho real é maior do que a área representada. Costuma ser usada em mapas de territórios ou plantas de habitações. Alguns exemplos de escala redução: 1:2, 1:5, 1:10, 1:20, 1:50, 1:100, 1:500. Ex.: Representação de uma planta baixa de uma casa ou prédio.


 
Escala ampliada: quando o tamanho gráfico é maior do que o real. É usada para mostrar detalhes mínimos de determinada área, principalmente de espaços de tamanhos reduzidos. Exemplos de escala de ampliação: 50:1, 100:1, 400:1, 1000:1. Ex.: ampliação de uma peça presente em um relógio.

Escala gráfica é representada por uma linha que contém divisões precisas entre seus pontos ou uma régua graduada, com o objetivo de determinar sem cálculos, imediatamente e indiretamente à distância natural ou real, para tanto é preciso conhecer a distância gráfica e vice-versa. A vantagem da escala gráfica está em oferecer uma impressão visual da proporção entre o mapa e a realidade. Além disso, para ampliar o mapa, não é necessário recalcular a escala, basta ampliar a escala gráfica junto, o que torna mais fácil o seu manuseio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (212.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com