TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Para Elaboração de Relatório Técnico

Por:   •  10/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO

[pic 2]

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO TÉCNICO

Um relatório consiste em uma exposição escrita onde se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se relata a execução de experiências. Geralmente é acompanhado de documentos demonstrativos tais como tabelas, gráficos e outros.

O relatório deve ser redigido de forma impessoal, num tempo verbal passado, e deve indicar com clareza todo o desenvolvimento do trabalho, todas as observações, conclusões e críticas. Assim, um relatório deve conter as informações descritas a seguir.

Capa - Identificação

Contém nome e logomarca da instituição, nomes do departamento e da coordenação, nome da disciplina, turma, nome completo do professor, nomes completos dos alunos, data de realização do trabalho, título da prática (no centro da página) e, ao final da página, local, semestre e ano letivo (modelo anexo).

1. Introdução

Deve conter as informações teóricas sobre o assunto explorando várias literaturas que devem ser citadas à medida que são usadas no texto através de números ou por nome dos autores e relacionadas no item “Referências Bibliográficas”. Uma boa introdução deve localizar o assunto de modo amplo primeiramente, enfatizando sua importância e justificando o trabalho. Em uma segunda etapa, a introdução deverá ser mais específica com relação aos experimentos e métodos utilizados.

No último parágrafo da introdução deve-se mencionar, resumidamente, os “Objetivos”, sem utilizar o título. De um modo geral, a introdução deve ser descrita em uma única página, com tamanhos de fonte, espaçamento e margens adequados.

2. Parte Experimental

Descrição detalhada da metodologia utilizada, que permite a compreensão e interpretação dos resultados, bem como a reprodução do experimento por outras pessoas. Portanto, esse item deve ser dividido nas seguintes partes:

2.1. Materiais / Equipamentos

Apresentação de todos os materiais, vidrarias e equipamentos utilizados na realização do experimento, exceto reagentes.

2.2. Reagentes

Listagem de todos os reagentes utilizados na realização do experimento, bem como sua toxicidade.

2.3. EPI´s

Indicar os riscos e cuidados de segurança para manuseio dos reagentes e dos materiais, bem como os equipamentos de proteção individual necessários para a realização da prática.

2.4. Procedimento

Descrição do procedimento executado (incluindo-se modificações que tenham sido feitas no decorrer da prática em relação ao procedimento originalmente proposto) para a realização da prática. Neste item, não devem constar quaisquer observações experimentais, pois elas fazem parte dos Resultados e Discussão. O tempo verbal deve ser usado de maneira apropriada e impessoal (determinou-se, transferiu-se, coletou-se). Quando solicitado, apresentar um esquema (desenho) da montagem experimental, que deve ser citado no texto como figura, sempre que for mencionada.

3. Resultados e Discussão

Esta é a parte mais importante do relatório e descreve os resultados na sequência em que o procedimento foi realizado. Os resultados são apresentados de forma objetiva e lógica, acompanhados de uma análise crítica deles, com base nos conceitos químicos. Devem incluir os cálculos efetuados e devem ser apresentados em tabelas ou gráficos, de modo a proporcionar um melhor entendimento. Os cálculos devem levar em conta o número de algarismos significativos. Uma boa discussão necessita de bases teóricas (consultar referências bibliográficas) e deve ser relacionada aos resultados obtidos avaliando-se a prática com relação aos objetivos propostos. Quando possível, os resultados experimentais obtidos devem ser comparados com dados de literatura. No caso de verificarem diferenças, as mesmas devem ser discutidas. As unidades usadas nas medidas sempre devem ser indicadas. Cada observação experimental (mudança de cor, aquecimento, turvação, etc) e cada resultado obtido (temperatura de fusão, solubilidade, etc) deve ser discutido e as fontes de erros, analisadas.

Para facilitar a leitura, sempre que possível, deve-se colocar a figura ou tabela logo após sua citação no texto. Desse modo, o leitor pode ler com fluência o relatório sem ter que interromper a leitura para procurar a referida figura e/ou tabela.

As tabelas nunca são fechadas por linhas nas laterais e seu título deve ser apresentado acima da mesma, alinhado à esquerda. O título da tabela deve se iniciar por letra maiúscula logo após a indicação da palavra Tabela e seguido do número arábico, sendo que não se usa o ponto após a numeração, apenas o espaço.

No caso de figuras, o título deve vir abaixo da mesma, sendo alinhado à esquerda. Quando for o caso, mencionar nas legendas das tabelas e figuras a fonte de onde foram tirados os dados, com tamanho de fonte menor que a do texto. A tabela não deve apresentar as linhas laterais, somente as correspondentes ao título e a última linha. A apresentação das tabelas com dados experimentais obtidos ou relacionados da literatura, devem ter a seguinte formatação: título acima da mesma, deslocada para a esquerda (vide modelo).

Modelo de Tabela

Tabela 1 Densidade das amostras analisados

Amostra

Volume (mL)

Densidade (g mL-1)*

1

15,00

1,24

2

23,50

0,89

3

27,60

2,45

4

34,70

1,04

* à temperatura de 25°C

As equações químicas devem ser traduzidas em simbologia química e indicadas por intermédio de números ou como figuras, conforme exemplificado a seguir:

- A equação 1 representa a formação do sal de cozinha

NaOH     +     HCl            NaCl     +     H2O              (1)

- A figura 1 refere-se à equação da reação de formação do sal de cozinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (269.9 Kb)   docx (968.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com