TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O alumínio e o seu valor

Artigo: O alumínio e o seu valor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Artigo  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

literaturaO Alumínio e sua Importância

Com a grande variedade de produtos colocados à disposição dos consumidores, destacar-se nas gôndolas de supermercados e outros pontos de venda tornou-se uma necessidade para uma mercadoria ter saída. A embalagem de alumínio, além de aumentar a conservação do conteúdo e ser mais prática tanto para a indústria de alimentos como para o consumidor, também contribui, com sua forte presença, para incrementar as vendas.

De acordo com Gisela Schulzinger, coordenadora do Comitê de Design da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), “é inquestionável a importância do alumínio para o design de embalagens, tanto para as indústrias de produtos de consumo quanto para o consumidor, que tem a seu dispor excelentes opções do ponto de vista visual e da conservação e manuseio de produtos”.

De acordo ain¬da com Gisela, diversos fatores levam o alumínio a ser valorizado pelos designers. “O brilho do metal é amplamente utilizado como apelo de sofisticação e diferenciação”, diz. Também “a sua aparente ‘frieza’ é utilizada para transmitir ao consumidor os conceitos de frescor, pureza e modernidade e de atualização tecnológica”, acrescenta.

A coordenadora do Abre aponta ainda a versatilidade do alumínio, “que pode ser utilizado nas mais diversas gramaturas e formas, como em latas, filmes flexíveis, rótulos, chapas ou como parte integrante da estrutura de embalagens de outros materiais, além de aceitar impressão de imagens e textos”.

Além disso, ela destaca que “a possibilidade de reciclagem é um forte apelo, principalmente em decorrência do competente programa de coleta de latas, que aproxima a indústria da comunidade e de seu papel social”. O brilho e a cor natural do alumínio são vantagens apontadas por Carlos Zardo, diretor de atendimento da Packing, agência de design especializada em embalagens. De acordo com Zardo, o alumínio possibilita a impressão com tintas metalizadas, destacando o produto quando exposto próximo aos dos concorrentes.

Para Fábio Mestriner, coordenador do Núcleo de Estudos de Embalagens da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), as principais vantagens do alumínio para emprego em embalagens são a leveza e a maleabilidade do metal, que facilitam o trabalho do designer.

Além disso, o especialista destaca a possibilidade que o brilho do alumínio oferece para se obter efeitos metalizados, por meio de tintas transparentes.

A maleabilidade do metal permite que latas de alumínio, como as de cerveja e outras bebidas, possam ser fabricadas com diferentes formatos. Um exemplo é o da vinícola portuguesa Bright Brothers, que lançou no mercado europeu o vinho rosé BrightPink em garrafa de alumínio de 750 ml.

Também a Coca-Cola lançou uma série de garrafas de alumínio colecionáveis de 250 ml com formatos diferenciados elaborados por designers da Europa, América do Sul, Ásia e África. E a cervejaria japonesa Sapporo adota um design próprio para as latas de suas cervejas, que possuem capacidade de até 22 onças – cerca de 660 ml. (H. O.)

A utilização do alumínio excede a utilização de qualquer outro metal, com a exceção do ferro, tendo uma enorme importância na economia mundial.

O alumínio é, largamente, utilizado em indústrias que requerem material resistente, leve e facilmente moldável.

As aplicações do alumínio são as seguintes:

Meios de transporte (automóveis, aviões, barcos, bicicletas);

Empacotamento (latas de bebidas, folha de alumínio usada nas embalagens de alimentos);

Tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com