TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O procedimento para a preparação de soluções aquosas: um de sulfato de cobre (CuSO4) e cloreto de sódio (NaCl)

Seminário: O procedimento para a preparação de soluções aquosas: um de sulfato de cobre (CuSO4) e cloreto de sódio (NaCl). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Seminário  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO:

Nesse estudo em laboratório, veremos o procedimento correto para preparo de soluções aquosas: uma de Sulfato de Cobre (CuSO4) e Cloreto de Sódio (NaCl). Observaremos a mistura do soluto com a solução. Desenvolveremos também habilidades no manuseio dos utensílios e cálculos necessários para se obter a ou as soluções propostas.

INTRODUÇÃO:

Grande parcela dos métodos de análise química passa pelo preparo de soluções. Por isso, é fundamental ficar a par dos diversos modos de expressar a concentração das soluções, saber trabalhar corretamente com a balança analítica e com as vidrarias utilizadas no preparo de uma solução e fazer os cálculos necessários para o seu preparo, seguindo sempre as normas e padrões. Também é necessário o entendimento que uma solução é a mistura de um soluto e um solvente.

Um soluto pode ser sólido, líquido ou gasoso. A solubilidade depende em grande parte da sua polaridade. Os compostos moleculares polares e os compostos iónicos são solúveis em dissolventes polares (como a água ou o etanol). Os compostos moleculares apolares, por sua vez, são solúveis em dissolventes apolares (como o éter).

O solvente é aquele que tem a propriedade de dissolver. O solvente ou dissolvente aparece em maior quantidade e permite que o soluto se dissolva. Por outras palavras, o solvente permite a dispersão do soluto no seu seio. O mais corrente é que o solvente seja a substância que estabelece o estado físico da solução.

Exemplificando, quando adicionamos o sal de cozinha e água num recipiente e misturamos até que não se possa ver o sal, criamos uma solução. Neste exemplo, o sal (NaCl) é o soluto, parte sólida e a água (H2O), parte líquida é o solvente. Outro exemplo de solução é entre a água (H2O) e o anidrido carbónico ou dióxido de carbono (CO2), que é um gás que é utilizado nas bebidas gasosas.

RELAÇÃO DE MATERIAIS:

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Inicialmente, para as soluções que deverão ser preparadas, efetue cálculos para determinar a massa do soluto necessária e/ ou o volume de solução concentrada em estoque. O volume final de solução deverá ser aquele do balão volumétrico que for colocado para uso.

Soluto sólido (método de preparo da solução).

Para preparar a solução de base a partir de soluto sólido, inicialmente pese a massa determinada. A seguir, dissolva a massa em água destilada num béquer, transfira essa solução concentrada para o balão volumétrico utilizando o funil.

Rinse o béquer com água destilada e adicione as águas de lavagem à solução, no balão. Com o auxílio de uma pissete, contendo água destilada, complete o volume até que a parte inferior do menisco esteja tangenciando a marca no gargalo do balão correspondente ao seu volume nominal. Tampe o balão e agite a solução homogeneizá-la. Repitam estes procedimentos para todas as soluções.

EXPERIMENTO:

Solução 1:

Preparar 100mL de solução de 2% de CuSO4, partindo da substância sólida.

a) Utilizando a balança, pesar 2g de CuSO4 em um béquer de 100mL. Tarar o béquer na balança (zerar a balança com o béquer).

T: Título

m1: nº de massa do soluto

m: Unidade de massa da solução em mL

C: concentração comum

d: massa do soluto

T: Título

Fórmula Valor calculado Valor pesado

e

2g 2,014g

b) Acrescentar ao béquer uma quantidade de água destilada, suficiente para dissolver o soluto.

c) Transfira essa solução para um balão volumétrico de 100mL com o auxílio de um funil. Lave o béquer e o funil com a água destilada e transfira as águas de lavagem para o balão.

d) Completar o volume do balão com a água destilada até o menisco e tampe o balão. Agitar o balão para que o soluto e o solvente se tornem uma mistura homogênea.

e) Resultado.

Solução 2:

Preparar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com