TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformações Do Sulfato De Cobre Penta-hidratado

Artigo: Transformações Do Sulfato De Cobre Penta-hidratado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  3.490 Visualizações

Página 1 de 3

1. Título do experimento: Transformações do Sulfato de Cobre Penta-hidratado.

2. Objetivos do experimento: O objetivo deste relatório é apresentar o conhecimento adquirido em aula prática e diferenciar processos químicos de processos físicos. Através da experiência de operações e reações químicas, desenvolveremos o conhecimento sobre o material utilizado e seu manuseio.

3. Apresentação dos resultados obtidos: (DEIXAR EM BRANCO)

4. Descrição dos fenômenos físicos e químicos envolvidos e apresentação das equações das reações químicas ocorridas.

a) Num primeiro momento foi feita a redução granulométrica do CuSO4.5H2O (Azul), onde foi utilizado o almofariz de porcelana com pistilo para triturar ainda mais o material. O material era de cor azul Royal com brilho e em formato granulado. Foi, então, feita a trituração até torná-lo de cor azul claro, sem brilho e em um pó bem fino. O procedimento levou em torna de 16 minutos.

b) Numa segunda etapa, ocorreu a desidratação do CuSO4 até formar o CuSO4 anidro, para isto, utilizamos o cadinho, no qual foi colocado o pó azul dentro. Utilizando o tripé, o triângulo de porcelana e o bico de Bunsen, foi colocada no cadinho a substância para aquecimento. Depois de 20 minutos em aquecimento o pó tornou-se de cor branca e com tons esverdeados.

c) Foi feita a solubilização em água, onde o material foi deixado para resfriar por 5 minutos, enquanto isso, separamos 40mL de água destilada na proveta. Já resfriado o material no cadinho, este foi colocado no béquer de 100mL e adicionada a água destilada para dissolver a substância (logo após adicionado a água destilada, observamos que saiu fumaça da substância), o que levou 15 minutos até sua dissolução completa, sendo que, para isto, misturamos a água com a solução sem parar de mexer. O material antes um pó branco, tornou-se um liquido azul.

d) Com a ajuda da pipeta adicionamos 10 gotas de hidróxido de sódio ‘NaOH’ 33%, mexemos com o bastão de vidro e colocamos o papel tornassol vermelho na substância e o papel continuou na mesma coloração, após adicionamos mais 10 gotas de hidróxido de sódio ‘NaOH’ 33%, mexemos novamente e voltamos a colocar o papel tornassol neste momento o papel ficou em tom azul escuro indicando que a solução estava alcalina, assim formando o Hidróxido de Cobre II ‘Cu(OH)2’ (precipitado azul gelatinoso).

e) Com o tripé, a tela de arame com amianto e com o bico de Bunsen, fez-se o aquecimento do copo contendo o precipitado de Cu(OH)2 até a formação de precipitado preto. Em torno de 5 minutos depois de colocado ao fogo e mexendo sem parar, o precipitado ficou preto e começou a borbulhar. Após o resfriamento observamos que obtemos uma substância heterogênea, em cima estava o líquido e em baixo os fragmentos sólidos. Neste momento realizamos a filtração simples, utilizando um funil de vidro, um filtro de papel, o suporte de filtração e o béquer de 250mL, após realizar a filtragem separamos o sólido do líquido. O sólido formado é Óxido Cúprico ‘CuO’ substância esta que ficou aderida ao filtro de papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com