TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são Glicídios

Artigo: O que são Glicídios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

Glicídios

O que são Glicídios:

Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. são também conhecidos como açúcares, samarídeos (do grego sakharon, açúcar), carboidratos ou hidratos de carbono.

Nos seres vivos, possuem duas importantes funções: gerar energia e atuar na formação de partes dos corpos dos seres vivos.

Os principais glicídios:

- Glicose: é um glicídio energético, também conhecido como dextrose, encontrado no açúcar do mel, na uva e outros frutos.

- Sacarose: também energético, é encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba. É o açúcar comum muito utilizado no mundo todo.

- Amido: glicídio que serve, nas plantas, como reserva de energia.

- Celulose: tem a função de formar as paredes das células dos vegetais.

Classificação dos glicídios

Monossacarídeos :

Os glicídios mais simples são os monossacarídeos, que apresentam fórmula geral (cH2O). O valor de n pode variar de 3 a 7, e, de acordo com ele, os monossacarídeos são chamados respectivamente de trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Exemplos de monossacarídeos são glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.

Dissacarídeos :

Dissacarídeos são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (- H) e o outro perde uma hidroxila (-OH); os dois monossacarídeos se unem e o hidrogênio e a hidroxila liberados formam uma molécula de água. A sacarose - o açúcar de cana - é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e urna de frutose. Outro exemplo de dissacarídeo é a lactose - o açúcar do leite -, constituído por uma glicose ligada a uma galactose.

O tipo de ligação glicosídica é definido pelos carbonos envolvidos e pelas configurações de suas hidroxilas. Exs:

Na Maltose è Gli a (1,4)-Gli

Na Sacarose è Gli a (1,2)-b -Fru

Na Lactose è Gal b (1,4)-Gli

Na Celobiose è Gli b (1,4)-Gli

Polissacarídeos:

Polissacarídeos são moléculas grandes, formadas de centenas ou milhares de motiossacarídeos. Exemplos de polissacarídeos são amido, glicogênio, celulose, quitina, entre outros.

As moléculas de glicose fabricadas na fotossíntese e unidas de uma determinada maneira transformam-se em am.ido, que é armazenado.nas células das plantas Quando a célula necessita de energia, o amido é quebrado por hidrólise, transformando-se novamente em moléculas de glicose. O amido constitui sim, a principal substância de reserva das plantas e de muitas algas.

Em nosso organismo também ocorre armazenamento de polissacarídeos.

Depois de uma refeição, as células do fígado absorvem moléculas de glicose do sangue, unindo-as de maneira a formar o polissacarídeo e glicose.

Lipídios

São substâncias muito abundantes em animais e vegetais. os lipídios contêm carbono , hidrogênio e oxigênio , mas possuem muito menos átomos de oxigênio que os carboidratos . Incluindi assim,gorduras , óleos ,ceras , fosfolipídios e esteróides.Os lipídios se dissolvem mal na água , mas armazenam duas vezes mais energia por grama que os carboidratos . As gorduras são as principais substâncias de armazenagem de alimento dos animais .

Lipídios simples:

São sempre originados da reação entre um álcool e um ácido graxo. Nos óleos e gorduras, chamados glicerídeos, o álcool é sempre glicerol; nas ceras, o álcool é uma molécula de cadeia longa, e não o glicerol. Óleos e gorduras constituem substâncias de reserva em plantas e animais. Mesmo quando armazenados no tecido adiposo, os lipídios são constantemente removidos e repostos em curto espaço de tempo.

Lipídios compostos:

Na formação de um lipídio composto, além de ácido graxo e álcool, entra uma substância adicional, como o fósforo, por exemplo, nos fosfolipídios. Os fosfolipídios são componentes importantes das membranas de células animais e vegetais.

São chamados lipídios derivados as substâncias obtidas na

sua maioria por hidrólise dos lipídios simples e compostos.

Lipídios Derivados:

Ácidos graxos; Álcoois: glicerol, álcoois de cadeia

reta de alto peso molecular, esteróis;

Hidrocarbonetos;

Vitaminas lipossolúveis;

Pigmentos;

Esteróides

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com