TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção do acetaldeildo

Por:   •  18/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Relatório de Prática Profissional III:

Obtenção e Identificação do Acetaldeído

Professora: Fatima Vilar

Alunos: Joab Barbosa da Silva

               Eliel Melo da Costa Junior

Matrícula: 20142440200

                  20142440218

Dezembro de 2014

Objetivos:

Obter e identificar um Acetaldeído

Introdução:

Os aldeídos são compostos orgânicos que fazem parte do conjunto de grupos funcionais classificados como carbonilicos, pois possuem a carbonila em sua composição. (FONSECA, Martha Reis) O grupo funcional dos aldeídos –CHO é denominado aldoxila, metanoila ou formila. [FELTRE] Apresentando um carbono primário em sua composição. As cetonas são compostos que também apresentam a carbonila, sendo que seu carbono é secundário apresentando o seguinte grupo funcional. De acordo com a IUPAC a nomenclatura desta recebe o sufixo ONA (propranona, butanona, etc.) [USBERCO] as moléculas de cetona não fazem pontos de hidrogênio entre si, porem são mais polares que os aldeídos, possuem ponto de fusão e ebulição mais baixos que os dos alcoóis e mais altos que dos aldeídos, possuem cheiro agradável e são partes constituintes de óleos essenciais de flores e frutos. [FONSECA, Martha Reis] Uma das principais cetonas usadas no nosso cotidiano é a acetona (propanona) ela é um liquido incolor inflamável e de cheiro agradável solúvel em água e solventes orgânicos, é usada como solvente (esmaltes, vernizes e tintas) na extração de óleo de sementes vegetais e fabricação de medicamentos. [FELTRE]

O aldeído acético (acetaldeido ou etanal) tem ponto de fusão a 21°C, podendo ser gás ou liquido, dependendo da temperatura ambiente, tem cheiro forte, é solúvel em água, e preparado a partir do acetileno, é dos responsáveis pela “ressaca” decorrendo da ingestão de bebidas alcoólicas e também pelo cheiro irritante que emana dos automóveis movidos a álcool. Ele é usado na produção de ácido acético, resinas e como redutor de íons de prata na fabricação de espelhos. (FONSECA, Martha Reis) Por conta da presença do grupo carbonila os aldeídos possuem moléculas polares, porem não fazem pontes de hidrogênio entre si (fazem pontes de hidrogênio com a água) possuem pontos de fusão e ebulição mais alto que os compostos apolares e éteres e mais baixo que os alcoóis e ácidos carboxílicos de valor de massa correspondente, são solúveis em meio aquoso (com o aumento de sua cadeia carbônica tornam-se insolúveis). O metanal e o etanal possuem cheiro forte e desagradável, mas com o aumento de sua cadeia carbônica passam a ter cheiros e aromas agradáveis, suas moléculas maiores constituem diversas essências. (FONSECA, Martha Reis)

Parte Experimental:

Materiais Utilizados e Reagentes:

  • Tubo
  • Pinça metálica
  • Vareta de vidro
  • Tela de amianto
  • Bico de busen
  • Pipeta
  • Hidróxido de sódio 10%
  • Hidróxido de amônio a 50%
  • Álcool etílico
  • Ácido sulfúrico concentrado
  • Dicromato de potássio a 10%
  • Nitrato de prata a 2,5%

Procedimentos:

 Obtenção - Colocou-se em tubo de ensaio 5 mL de álcool etílico e adicionou-se 1mL de ácido sulfúrico concentrado; Adicionou-se lentamente 5 mL de dicromato de potássio a 10%, que estava dentro do funil de bromo, e observou-se a mudança de coloração; Em outro tubo de ensaio colocou-se água destilada até a metade e conectou-se os 2 tubos com uma vareta de vidro com ângulo de 90°; Aqueceu-se suavemente no bico de Bunsen, fazendo passar o gás desprendido para o tubo de ensaio contendo água destilada (observou-se o odor liberado).

Identificação - Colocou-se 1 mL de nitrato de prata a 2,5% em tubo de ensaio; Adicionou-se 0,5 mL de hidróxido de sódio a 10% (observou-se o aparecimento de um precipitado); Em seguida, adicionou-se hidróxido de amônio a 50% até a dissolução total do precipitado; Adicionou-se a esta solução 1 mL do aldeído obtido e aqueceu-se diretamente no bico de Bunsen até a formação do espelho de prata.

Resultados e Discussão

Na parte – Obtenção: Primeiramente foi feito a obtenção do acetaldeído, através da reação do ácido sulfúrico, dicromato de potássio e o álcool etílico. A mistura que antes apresentava-se laranja por causa da presença do dicromato de potássio, adquiriu a coloração verde, esta mudança se deu através da formação do sulfato de cromo. Representada pela equação abaixo:

K2Cr2+6O7 + 4H2SO4 → K2SO4 + Cr2+3(SO4)3-2 + 3[O] + 4 H2O

O dicromato de potássio (K2Cr2O7) e o permanganato de potássio (KMnO4), são os principais agentes oxidantes usados em laboratório, concentrados em meio ácido produzem o oxigênio nascente [O], responsável por atacar os H dos carbonos do grupo OH. O álcool primário ao reagir com o oxigênio formará aldeídos, caso seja um álcool secundário formará uma cetona ao reagir um álcool terciário com o oxigênio ele não formará nada (ele não reagirá). Quando o oxigênio nascente liberado pela reação reage com o álcool etanol (primário), ocorre uma reação de oxidação, formando o aldeído acético (acetaldeído). De acordo com a equação abaixo:[pic 2]

CH3CH3OH + [O]                           H3CHO2H2     → H2O + CH3CHO[pic 3]

                                                      (K2Cr2O7/H2SO4)

Na segunda Parte de Identificação: Foi feita à identificação para que fosse comprovada a formação do aldeído, para que isso acontecesse foi usado o reagente de Tollens, que é feito a partir da mistura do nitrato de prata ( AgNO3) com o hidróxido de sódio, que formando entre outros compostos o óxido de prata, de acordo com a equação:

2AgNO3 + 2NaOH → Ag2O↓ + 2NaNO3 + H2O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com