TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oxigenio

Seminário: Oxigenio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 6

O oxigênio foi originado, principalmente, da fotossíntese dos mares da Terra primitiva. Presente na atmosfera em forma de gás oxigênio (O2) e gás carbônico (CO2), é também o elemento mais abundante na crosta terrestre e oceanos. Esses dois gases, juntamente com a água (H2O), são as principais fontes inorgânicas desse elemento.

Executando papéis extremamente importantes para a regulação da vida no planeta, o oxigênio troca átomos entre fontes orgânicas e inorgânicas, permitindo sua utilização e liberação. Esses processos consistem no chamado “ciclo do oxigênio”.

Na respiração de seres aeróbicos, por exemplo, o oxigênio é utilizado na forma de O2, liberando CO2, H2O e energia. Moléculas de água poderão ser liberadas na atmosfera através da transpiração, excreção e fezes; e também utilizadas na síntese de diversas substâncias. Aliadas ao CO2 e energia luminosa, participam do processo fotossintético.

Na fotossíntese, alguns átomos de oxigênio são incorporados na matéria orgânica vegetal, podendo ser novamente disponibilizados na atmosfera, em consequência da decomposição; e outros, liberados na forma de O2, permitindo sua reutilização na respiração aeróbica.

O oxigênio pode, ainda, se ligar a metais do solo, formando óxidos; além de participar da formação da camada de ozônio, atuando como filtro protetor das radiações ultravioletas longas do Sol. Neste processo, radiações ultravioletas curtas rompem algumas moléculas de CO2 da atmosfera, liberando átomos isolados que reagem com outras moléculas, formando o gás ozônio (O3).

A destruição da camada de ozônio – resultado, principalmente, de atividades vulcânicas e liberação de gases de aviões supersônicos e clorofluorcarbonetos (CFC’s) – pode desencadear consequências sérias, como a redução da atividade fotossintética e aumento da incidência de câncer de pele, catarata e problemas relacionados à imunidade.

Entende-se por Ciclo do oxigênio o movimento do oxigênio entre os seus três reservatórios principais: a atmosfera (os gases que rodeiam a superfície da Terra), a biosfera (os organismos vivos e o seu ambiente próximo) e a litosfera (a parte sólida exterior da Terra).

Este ciclo é mantido por processos geológicos, físicos, hidrológicos e biológicos, que movem diferentes elementos de um depósito a outro. O oxigênio molecular (O2) compõe cerca de 21% da atmosfera terrestre. Este oxigênio satisfaz as necessidades de todos os organismos terrestres que o respiram no seu metabolismo.

O principal fator na produção de oxigênio é a fotossíntese, que regula a relação gás carbônico/gás oxigênio na atmosfera.

O oxigênio é o elemento mais abundante em massa na crosta terrestre e nos oceanos e o segundo na atmosfera.

Na atmosfera, encontra-se como oxigênio diatômico/oxigênio molecular (O2), dióxido de carbono (CO2), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de nitrogênio (NO), dióxido de enxofre (SO2), etc.

A fotossíntese é o principal processo responsável pela manutenção do oxigênio na atmosfera. Ela repõe o que é constantemente retirado, principalmente, pelo processo da respiração. A fotossíntese transforma dióxido de carbono e água em oxigênio e açúcar.

Por muito tempo pensou-se que o oxigênio que respiramos vinha das árvores, como resultado de sua fotossíntese diurna. A Amazônia recebeu até mesmo a alcunha de "O Pulmão do Mundo".

Mais atualmente, descobriu-se que apenas 10% do oxigênio existente é oriundo das árvores, enquanto a grande maioria vem de algas subaqüáticas.

Então, portanto, para a preservação do oxigênio, é importante que se preserve as águas dos rios, lagos e mares.

A Floresta Amazônica continua sendo primordial na preservação do clima, além de funcionar como barreira natural de ventos (o que impede que haja seca em outras áreas da América Latina, como a que já existe em partes do Nordeste brasileiro), mas não é a maior responsável pelo abastecimento de oxigênio.

Algae , também conhecido como alga /ˈælɡə/, em latim sginifica " sementes marinhas" são um grande e diversificado grupo de espéciesautotróficas, ou seja, que produzem a energia necessária ao seu metabolismo através da fotossíntese, sendo unicelular ou multicelular. Muitas algas são fotossintetizantes e tem estruturas simples, pois não tem algumas organelas do que as plantas terrestres. Algumas com tecidos diferenciados – não possuem raízes, caules ou folhas verdadeiras.1

OCORRÊNCIA

O elemento químico mais abundante na superfície da Terra é o oxigênio. Ele compõe 47% da massa da crosta terrestre, da água e da atmosfera da Terra. Em sua forma livre, ele constitui cerca de 21% em massa da atmosfera, 46% da litosfera e mais de 85% da hidrosfera.

O oxigênio aparece como substância elementar em duas variedades alotrópicas: o oxigênio natural (segundo constituinte do ar) e o ozônio. Forma também uma grande variedade de compostos e, no estado combinado, é o elemento mais abundante da crosta terrestre (sob a forma de sílica e de silicatos) e dos oceanos (sob a forma de água).

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com