TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial Hidrogenionico, Alcalinidade, Oxigenio Dissolvido

Casos: Potencial Hidrogenionico, Alcalinidade, Oxigenio Dissolvido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 2

O pH (potencial hidrogenionico) consiste numa escala que indica a acidez, neutralidade e alcalinidade de soluções. Ele é determinado pela concentração de íons H+ presentes na solução. Os valores de pH variam de 0 a 14, sendo 7 o número neutro. Abaixo de sete, o caráter de uma solução é considerado ácido, e quanto mais próximo de zero, mais ácido. Acima de sete, é alcalina, quanto mais próximo de 14, mais alcalina.

A temperatura da agua é ditada pela radiação, para casos de rios naturais, portanto o valor registrado no rio, é um ou dois graus abaixo da temperatura ambiente, ou seja, semelhante a média da temperatura ambiente.

A alcalinidade da água representa a presença dos íons bicarbonato, carbonato e hidróxido na água. É importante por fornecer informações sobre as características de corroção e incrustantes da água analisada. Os íons que causam a alcalinidade têm características básicas, portanto reagem com soluções ácidas causando neutralização.

A determinação do OD é realizada pelo processo de titulação. Após a coleta das análises, no laboratório, é determinado a concentração inicial de oxigênio dissolvido (ODi), por titulação com tiossulfato de sódio (Na2S2O3) padronizado, em uma das séries. Logo em seguida, a amostra titulada é incubada a outra série por mais ou menos duas horas a uma temperatura de 20ºC, no escuro. Após a incubação da amostra, determina-se novamente a concentração do oxigênio dissolvido (ODf).

Por fim, é efetuado um controle da água de diluição sem semente, onde são cheios dois frascos de Winkler. Nesse momento, é medida a concentração de oxigênio dissolvido de um deles e, a do outro, após cinco dias de incubação. A água de diluição não deve apresentar consumo maior que 0,2 mg de O2/L num período de incubação de 5 dias. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica João Pessoa - PB - 2007

A expressão dos resultados do OD é expressa em mg O2/L de água, conforme a seguinte fórmula [Eq. 01]:

mg O2 /L = (V1 x 0,025 x fc x 8000) / V2 [Eq. 01]

Onde:

V1 = Volume (mL) de solução de Na2S2O3 gasto na titulação da amostra.

V2 = Volume (mL) da amostra.

fc = fator de correção volumétrica da solução do Na2S2O3.

A expressão do resultado da DBO para cada diluição é [Eq. 02]:

mg O2/L = (ODi- OD5) 100 % amostra [Eq. 02]

Onde:

ODi = oxigênio dissolvido inicial em mg/L, determinado antes da incubação.

ODf = oxigênio dissolvido em mg/L, determinado após cinco dias de incubação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com