TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronização e o fator de correção de uma solução de HCl e de uma solução de NaOH

Projeto de pesquisa: Padronização e o fator de correção de uma solução de HCl e de uma solução de NaOH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  1.986 Visualizações

Página 1 de 5

PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO

OBJETIVO

Determina a padronização e o fator de correção de uma solução de HCl e de uma solução de NaOH.

INTRODUÇÃO

Em laboratório analítico é essencial manter-se um estoque de soluções de vários reagentes. Estas soluções podem ser classificadas como:

 Solução padrão: Soluções empregadas em etapas qualitativas de uma análise química e devem ser preparadas em balão volumétrico de fundo chato tendo como soluto uma substância denominada como padrão primário. Esta solução contém um peso exatamente conhecido do reagente em um volume definido da solução. As soluções assim preparadas são também denominadas de padrão primário.

 Soluções padronizadas: são também soluções padrão, entretanto a sua preparação é diferente. Trata-se de soluções em que o soluto empregado é um padrão primário. Portanto, para essa solução é necessário a sua padronização, isto é, conhecer exatamente a sua concentração. Esta padronização é realizada através de reação desta solução contra um padrão primário ou contra outra solução padrão ou uma solução já padronizada. Para as soluções padronizadas, em laboratório, determina-se um fator que ao ser multiplicado pela concentração de rotulo (concentração teórica) nos dá a concentração real da solução e, portanto a solução padronizada ode ser considerada solução padrão.

MATERIAIS E RAGENTES

 Pipeta volumétrica de 25,0 ml.

 Bureta de 50,0 ml.

 Erlenmeyer de 125,0 ml.

 Vidro de relógio (pequeno).

 Espátulas.

 Bastão de vidro.

 Béquer de 500,0 e 100,0 ml.

 Tripé e tela de amianto.

 Dois balões volumétricos (de fundo chato) de 500,0 ml.

 Solução de HCl 0,10 molL-1.

 Solução de NaOH 0,10 molL-1.

 Indicador de Fenolftaleina, 0,1%.

 Indicador de alaranjado de metila, 0,1%.

 Na2CO3, sólido e seco.

 KH(C8H4O4).

DESENVOLVIMENTO

 Preparo da solução de HCl 0,1 molL-1:

Primeiramente foram feitos os cálculos para o preparo da solução.

M=N.Eq.V(l)

M=1.36,5.0,25

M=9,125g

100g ---- 37g (HCl)

X ---- 9,125g(HCl)

X=24,7g

D=M/V

V=M/D

V=24,7/1,2

V=20,5ml (volume de HCl a ser retirado)

Em seguida transferiu-se cuidadosamente os 20,5 ml de HCl concentrado para o balão volumétrico já contendo cerca de 100,0 ml de água destilada, (no momento da transferência do HCl para o balão observou-se uma ação exotérmica do contato do ácido com água). Logo depois aferindo o balão até 500,0 ml e a transferência da solução para um recipiente limpo e rotulado.

Obs: O HCl concentrado não é padrão primário. Trata-se de uma solução de HCl que tem cerca de 36,5% em massa de HCl e densidade 1,2 g.mL-1.

 Padronização da solução de HCl

O segundo passo usa-se como padrão primário a massa de 0,60g a 0,7g do Na2CO3 e diluído em 40,0 ml de água destilada em um Elermayer e três gotas de vermelho de metila.

 Procedimento

Com todas as soluções preparadas partimos para pratica, primeiramente transfere-se a solução de HCl para o Béquer de 100,0 ml e com auxilio do bastão de vidro transfere-se para a bureta, em seguida colocamos a solução de padronização em baixo da bureta e medimos o volume gasto de solução de HCl gasto e o processo foi repetido três por mais duas vezes e em seguida calculado o fator de correção.

 Fator de correção

Exp. m de Na2CO3 Solução de HCl gasto Fator de correção

1-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com