TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO SOBRE A VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL

Por:   •  29/8/2022  •  Exam  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

UFMA – C.C.E.T.- Depto de Química Físico-Química Experimental

Discente:

QUESTIONÁRIO SOBRE A VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL

  1. Sabendo-se que as moléculas de uma certa substância pura, ao serem dissolvidas     na água, apresentam o fenômeno isomerização: 2A A2. O abaixamento da temperatura de solidificação provocado pela dissolução será maior, igual ou menor do que o previsto pela Lei de Raoult para soluções moleculares? Justifique.
  1. Quando se trata de soluções iônicas, a expressão da Lei de Raoult deve  ser  corrigida pelo fator (i) de van’t Hoff:  ∆TF  =  KC.m.i,  onde  i  =  1  +α(q  –  1).  Calcule a massa de NaCl (α = 100%)  necessária  a  se  adicionar  a  cada  quilo  de  água para que a mesma só comece a se solidificar a –12°C.KC = 1,86 °C/molal.
  1. Por intermédio do estudo do experimento clássico da Pilha de Daniell, responda:
  1. Quais as reações que ocorrem na pilha?

Resposta: No eletrodo de Zinco ocorre a seguinte reação em equilíbrio:

                                      Zn( s)   ↔  Zn2+(aq) + 2 e-"

Isso significa que o zinco metálico (da placa) sofre oxidação, isto é, doa dois elétrons para o cátion zinco (da solução) e se transforma em Zn2+. O inverso também ocorre, o cátion zinco presente na solução recebe os dois elétrons doados pelo zinco e se transforma em zinco metálico. Ocorre, portanto, um processo de oxidação e redução ininterrupto.

O mesmo se aplica ao eletrodo de cobre, que terá a reação global em equilíbrio dinâmico:

  Cu( s)   ↔  Cu2+(aq) + 2 e-"

  1. Quem se oxida? E quem se reduz?

Resposta: O zinco é o mais reativo e sofre oxidação, doando os elétrons para o cobre, por isso a diminuição da sua massa. O eletrodo que sofre oxidação é o polo negativo, chamado de ânodo. O eletrodo de cobre é o que sofre a redução, o cátion cobre recebe os dois elétrons do zinco, e é denominado cátodo (polo positivo).

  1. Quem é o agente oxidante? E o agente redutor?

  Resposta: O zinco sofre oxidação e o cobre sofre redução. Logo, o agente oxidante é   o cobre e o agente redutor é o zinco.

  1. Quem é o ânodo? E o cátodo?

Resposta: O ânodo de uma pilha sempre é a espécie que apresenta o menor potencial de redução, logo, o Zn. O cátodo de uma pilha sempre é a espécie que apresenta o maior potencial de redução, logo, é o Cr.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (552.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com