TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO de Inorgânica Experimental

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

1.Qual é a diferença entre o carvão comum e o carvão ativo?

        A diferença entre o carvão comum e o carvão ativo está na presença de poros que permitem a adsorção de substâncias na qual o carbono tem alguma afinidade. Essa propriedade permite a aplicação do carvão ativo em uma série de processos de separação de misturas, por exemplo: tratamento de água, eliminação de excesso de Cu na cachaça, tratamento de pessoas intoxicadas com veneno (limpeza do estômago com carvão ativado), uso em filtro de respiradores e etc.

2. Descreva os métodos de obtenção, industrial e de laboratório, dos óxidos mais conhecidos do carbono: CO e CO2 .

        Um dos principais meios de obtenção do CO2 de forma industrial é a destilação do ar, onde o ar atmosférico é resfriado até se tornar líquido e levado a uma torre de destilação, e os gases atmosféricos, incluindo o CO2 são separados conforme seu ponto de ebulição (ponto de ebulição do CO2 é de -57oC). É CO produzido pela queima em condições de pouco oxigênio (combustão incompleta) e/ou alta temperatura do carvão ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo.

        No laboratório podemos obter CO2 a partir da reação do carbonato de sódio e ácido clorídrico.

Na2CO3(s) +2HCl(aq) = CO2(g) + H2O(l) +2NaCl(aq) 

3. Na preparação do CO2 , que outro mineral pode ser utilizado além do carbonato de cálcio? E por que não pode ser utilizado ácido sulfúrico no lugar do ácido clorídrico?

        Já que o carbonato CO32- tem carga 2- seria necessário um elemento de nox 2+  ou 2 elementos de nox 1+ para estabilizar o composto, portanto, um outro metal alcalino ou alcalino-terroso poderia substituir o Cálcio como o Magnésio ou Lítio. O carbonato de cálcio reage na presença de ácidos e não é diferente com ácido sulfúrico a única razão que não se poderia usar ácido sulfúrico seria pelo fato de parte dos produtos não formarem o dióxido de carbono afetando portanto o rendimento da reação, portanto para esta reação temos duas equações.

CaCO3+ H2SO4 > CO2+ CaSO4+ H2O (com a formação de CO2)

CaCO3(s) + H2SO4(aq)  >  CaSO4+ H2CO3 (sem formação de CO2)

4. Faça uma comparação entre HCO3- e CO32-.

                Ambos são sais inorgânicos e são encontrados na natureza na forma de minerais combinados com metais alcalinos e alcalino-terrosos. O bicarbonato possui uma carga negativa e o carbonato duas cargas negativas. São insolúveis em água e na presença de ácidos podem gerar dióxido de carbono. O bicarbonato é muito usado na indústria alimentícia em reações levedantes, tratamentos médicos e uso pessoal (desde pasta de dente a alvejantes). O carbonato é muito usado na construção sobre a forma de gesso, giz e na composição do cimento e o carbonato de cálcio em sua forma mais dura é conhecida como mármore.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com