TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a Importância do PRNT do Calcário

Ensaio: Qual a Importância do PRNT do Calcário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Ensaio  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  701 Visualizações

Qual a Importância do PRNT do Calcário?

Numa postagem anterior escrevemos sobre a importância de não comprar calcário baseando-se somente pelo preço mais baixo. Veja no link abaixo, as informações sobre este assunto:

Por que não comprar calcário pelo preço?

O calcário deve ter características que lhe confiram qualidade. A neutralização da acidez do solo requer um corretivo que neutralize a acidez do solo, no menor espaço de tempo, e que apresente um efeito residual durante dois a três anos. A escolha de um calcário mais barato poderá tornar antieconômica a sua aplicação. Além disto, dependendo da granulometria, a reação para neutralizar a acidez do solo poderá ser mais longa, onde as culturas de ciclo curto não aproveitarão os benefícios da

calagem. Na escolha de um calcário deve-se levar em conta o Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT). O PRNT, por sua vez, depende do poder de Neutralização (PN) e da Reatividade (RE).

O que é PN do calcário?

O Poder de Neutralização ou PN, é expresso em relação à do carbonato de cálcio puro que é considerado como 100%. Deste modo, o PN dos corretivos é o equivalente em carbonato de cálcio (ECaCO3). Os compostos de magnésio, por suas características químicas, têm PN maiores que os de cálcio.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com