TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica analitica

Por:   •  20/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Volumetria de Complexação

Introdução

Uma água é considerada dura, principalmente, devida à presença excessiva de íons Ca2+ e Mg2+, na forma de bicarbonatos (HCO3-), nitratos (NO3-), cloretos (Cl-) e sulfatos (SO42-) o que a torna imprópria para consumo humano.

O objetivo da aula prática consistiu em fazer dois procedimentos para a determinação de Ca2+ e Mg2+, presente em uma amostra de água dura, por meio da volumetria de complexação, um método analítico volumétrico que compreende a titulação de íons metálicos com agentes complexantes ou quelantes. O agente complexante mais utilizado é o EDTA.

O ETDA é um sal dissódico e possui alta afinidade com íons metálicos. Ele será o nosso titulante em ambas as reações, representando o padrão primário. Praticamente todos os elementos da tabela periódica podem ser analisados com EDTA, seja por titulação direta ou sequência de reações indiretas.

Desenvolvimento

O primeiro procedimento foi realizado para a determinação de cálcio (Ca), para isso foi utilizado 20 ml de água em um erlenmeyer de 250 ml, para análise. Neste erlenmeyer foi adicionado 2 ml de solução de cloridrato de hidroxilamina a 10 % com finalidade de reduzir o  Fe3+ presente em  Fe2+ e Mn4+ em Mg2+. Depois da adição, o deixamos repousar por 5 minutos para um melhor resultado. Em seguida foi adicionado 2 ml de trietanolamina 1:1, que irá agir como complexante para os íons de Al3+, Mn2+ e Fe3+, impedindo que reajam com EDTA e interfiram no processo de titulação.

Foi adicionado também 5 ml de NaOH 20 % para elevar o pH até 12, e assim o Mg foi precipitado permitindo calcular o Ca. Por último, colocamos o indicador calcon que irá indicar o ponto final, marcado pela mudança da cor vermelho rosado para a cor azul marinho. Esta mudança foi marcada com a quantidade de 18 ml de EDTA no primeiro experimento.

Este procedimento foi repetido por mais uma vez, dando 17,8 ml de EDTA. A partir destes volumes, foi calculado o número de mols de EDTA nos dois experimentos.

Os cálculos foram:

......

No procedimento para a determinação conjunta de cálcio e magnésio, foram adicionadas as mesmas quantidades de amostra de água, de cloridrato de hidroxilamina a 10 % e de trietanolamina 1:1, todos para as mesmas finalidades do experimento anterior. Em seguida foi adicionado 20 ml da solução-tampão de pH 10 (Nh4OH/NH4Cl) para que não precipitasse o Ca2+ e o Mg2+.

Logo mais, foi titulado o EDTA 0,01 mol L-1, usando Negro de eriocromo T como indicador do ponto, que será marcado pelo desaparecimento da cor púrpura e aparecimento da cor azul acinzentado, dando um volume de 23 ml de EDTA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com