TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Experimental - Densidades

Por:   •  28/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

IFES – ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

TRABALHO DE QUIMICA EXPERIMENTAL – ANÁLISE EXPERIMENTO DENSIDADE ABSOLUTA

VITÓRIA, 25 DE MAIO DE 2105

        INTRODUÇÃO

DIA 19/05/15: REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE MEDIÇÃO DAS DENSIDADES NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA 1.

  1. O QUE É DENSIDADE?

Densidade ou Massa Específica é a relação entre a massa (m) de uma substância e o volume (V) ocupado por essa massa.

      [pic 2]

DESENVOLVIMENTO

  1. COMO É O PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DA DENSIDADE?[pic 3]

Primeiramente, é preciso escolher as amostras que serão analisadas (em estado sólido). Separar pequenas quantidades de cada uma delas em vidros de relógio. Numa balança de precisão (com alto poder de medição), meça a massa de cada elemento. Anote os valores. Em seguida, numa proveta graduada, medir 30ml de água. Coloque o elemento em análise dentro da proveta e observar na régua graduada quanto de variação houve no volume da água. Finalmente a densidade será descoberta: divida o valor encontrado para a massa pelo valor da variação do volume obtido pelo elemento. A temperatura ideal para a realização deste teste é de 25ºC.

  1. QUAL A EXPLICAÇÃO DO EXPERIMENTO PARA A VARIAÇÃO DAS DENSIDADES?

De modo geral, muitas propriedades dos elementos químicos variam periodicamente com o aumento de seus números atômicos (portanto, ao longo dos períodos da Tabela Periódica), atingindo valores máximos e mínimos em colunas bem definidas da Classificação Periódica, sendo então chamadas de PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Como exemplo, podemos citar o raio atômico, (quanto maior o número atômico, menor o raio) o volume atômico a densidade absoluta, as temperaturas de fusão e de ebulição, etc. Esse fato costuma ser traduzido pela Lei da Periodicidade de Moseley. 
Evidentemente, essa periodicidade decorre da estrutura eletrônica dos elementos, que também se “repete” de período em período. E é também essa periodicidade que confere uma importância enorme à Classificação Periódica, que passa, então, a nos servir na previsão das propriedades e do comportamento dos elementos químicos. 
Há contudo, algumas propriedades cujos valores só aumentam ou só diminuem com o número atômico e que são chamadas de PROPRIEDADES APERIÓDICAS. Dentre elas podemos citar a massa atômica e o calor específico. 

Na tabela periódica, os valores de densidades aumentam, nas famílias de cima para baixo e nos períodos, das extremidades para o centro.
Desta forma, pode-se notar que os elementos mais densos estão no centro e na parte de baixo da tabela periódica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com