TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experimental Volumetria e Densidade

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS

JEFERSON A. FURTUNA RGM 30976

RAUL T. CATSURAIAMA RGM 30990

THIAGO RODRIGO RGM 31002

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

VOLUMETRIA E DENSIDADE

NAVIRAÍ – MS

2014

1. INTRODUÇÃO

Foi realizado o reconhecimento do laboratório e manuseio dos materiais básicos do laboratório de química, permitindo a observação detalhada dos instrumentos que foram utilizados durante as aulas práticas de química geral e inorgânica.

Considerando que os princípios da química originam-se do experimento e de medidas, e por saber que existe certo risco de acidentes associados ao uso de laboratórios, foi imprescindível conhecermos a função de cada equipamento a ser utilizado e o procedimento para uso correto dos mesmos.

Os instrumentos utilizados no trabalho de laboratório foram feitos com os mais diversos materiais (vidro, metal, entre outros), por isso, além de conhecer suas finalidades, modo de limpeza e armazenamento correto, foi preciso considerar suas limitações físicas e químicas.

Anterior ao início dos experimentos, os materiais estavam organizados sobre a bancada de trabalho, assim como, ao terminar, foram limpos e secos e deixados sobre a bancada.

As aulas práticas realizadas no laboratório de química foram detalhadamente analisadas, portanto, efetuamos a realização de registros, detalhando os acontecimentos com as operações de volumetria e densidade, e os resultados obtidos, incluindo os possíveis erros encontrados durante a experimentação, foram descritos e anotados e que possibilitou uma análise nos resultados obtidos.

A densidade absoluta ou massa específica é uma característica que esta dentro de cada material. Ela é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa:

d= m/v

A determinação da densidade é usada em muitas áreas para qualificar determinadas propriedades de um material. Ela assim como ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade é uma propriedade física.

A massa de um objeto foi medida com a utilização de uma balança. Resumidamente, determinou a massa de um solido, em seguida transferimos essa massa para uma proveta volumétrica graduada, com 17,50 ml de água. Este sólido deslocou um volume de liquido igual ao seu volume. Onde anotamos a posição do menisco antes e depois da adição do solido, e daí deduzimos do volume.

2. OBJETIVO

O fato de que em toda medida que realizamos temos uma incerteza, e que é praticamente impossível determinarmos o valor verdadeiro de uma medida encontrada. E todas as medidas experimentais têm algum erro devido ao limite de precisão do instrumento de medida utilizado, e que ao efetuarmos uma medida devemos fazê-la com o maior grau de precisão possível e anotá-la de maneira que reflita as limitações do instrumento. Por isso devemos escolher o instrumento apropriado e anotar os dados obtidos corretamente usando os algarismos significativos e a notação científica. O objetivo é detectar os erros dos aparelhos volumétricos utilizados com as vidrarias, balança, prego e a água e determinarmos a densidade de amostras utilizando a técnica de deslocamento de proveta.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. Materiais Utilizados

3.1.1. Balança analítica

3.1.2. Uma proveta volumétrica de 100,0ml

3.1.3. Uma proveta volumétrica de 25,0ml

3.1.4. Um béquer de 50,0ml

3.1.5. Uma pipeta volumétrica de 10,0ml

3.1.6. Uma bureta de 25,0ml

3.1.7. Um balão volumétrico de 25,0ml

3.1.8. Uma pipeta graduada de plástico 3,0ml

3.1.9. Uma pipeta graduada de 10,0ml

3.1.10. Uma pisseta

3.2. Reagentes Utilizados

3.2.1. Água destilada

3.2.2. Pregos de ferro

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com