TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química sal de fruta

Relatório de pesquisa: Química sal de fruta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Na química, existem duas funções químicas que são muito importantes e serão abordadas no relatório a seguir. São elas os ácidos e as bases. Para medir se uma substância é um ácido ou uma base, utiliza-se a escala de pH.

2. Objetivo

O objetivo da prática foi visualizar como um sal de frutas age quando entra em contato com o ácido clorídrico presente no nosso suco gástrico estomacal, e também visualizar o que ocorre quando ingerimos amido, como se dá a digestão de amido ainda na boca humana quando o amido entra em contato com a saliva.

3. Metodologia

Para a primeira prática foram utilizados:

- 500 ml de água;

- 10 ml de ácido clorídrico;

- uma colher de leite de magnésio;

- papel de tornassol;

Primeiramente, diluímos os 10 ml de ácido clorídrico em 500 ml de água, e após feito isto, retiramos cerca de 20 ml da solução e medimos seu pH, que foi de 1,5, semelhante ao suco gástrico de nosso estômago. Então, adicionamos uma colher de leite de magnésio (substância alcalina). A princípio, nada ocorreu. Mas ao medir o pH da solução restante, obtivemos um pH 6, mostrando que a solução estava neutralizada.

Para a segunda prática, foram utilizados:

- dois tubos de ensaio;

- uma solução de amido de milho com água;

- saliva humana;

- iodo

Em ambos os tubos de ensaio, colocamos metade de solução de amido de milho com água. Em um dos tubos, adicionamos saliva humana e deixamos reagir. No outro, permanece apenas a solução de amido de milho com água. Após 30 min de descanso, adicionamos iodo em ambas as soluções, e a com saliva adquire uma cor arroxeada, enquanto a outra fica com uma cor preta acinzentada.

4. Conclusão

Com a primeira experiência podemos concluir que o que aconteceu foi uma reação de neutralização. Tínhamos um ácido de pH 2,5, adicionamos uma base, e assim, obtivemos uma solução neutra de pH 6. Esta experiência explica como funciona nosso estômago com azia e a reação que ocorre dentro dele quando tomamos o leite de magnésio. Como as quantidades foram bem específicas, podemos concluir que quando tomamos leite de magnésio demais, ficamos com um desequilíbrio entre ácido e base, podendo aumentar demais a alcalinidade do estômago, que pode trazer alguns problemas de saúde para nós como alguns desequilíbrios intestinais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com