TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DETERMINAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE

Por:   •  20/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, micro-organismos da espécie Microderma aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5 % de ácido acético, recebendo então o nome de “vinagre” (“vinho azedo”). O teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio com normalidade próxima de 0,100 N e molaridade próxima de 0,100M.

No experimento que realizamos em um dos laboratórios da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB) foi utilizada a “titulação ácido-base”. Através dela é possível determinar a quantidade de uma substância ácida ou básica presente em uma amostra através da utilização de uma solução chamada fenolftaleína, um indicador de bases, a fim de ser ver o fim da reação. O objetivo da titulação de uma solução ácida com uma solução básica é a determinação da quantidade exata de base que é quimicamente equivalente à quantidade de ácido presente. O ponto em que isso ocorre é o ponto de equivalência. A solução resultante contém o sal correspondente.

O ácido acético (CH3COOH) é um ácido fraco (Ka = 1,8 x 10-5), ele é amplamente usado em química industrial na forma de ácido acético glacial 99,8% (m/m) (densidade de 1,051g.cm-3) ou em soluções de diferentes concentrações, cuja concentração pode ser determinada facilmente por titulação com uma solução de base forte, usando fenolftaleína como indicador, pois sua viragem acontece em um intervalo de pH: 8,3 a 10.

A acidez do vinagre comercial corresponde ao teor de ácido acético, que é seu componente mais importante da oxidação do álcool no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% (m/v) de ácido acético. A legislação brasileira, segundo a Instrução Normativa 6 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para o vinagre comercial.

Objetivo

Determinar o ácido acético presente em uma amostra de vinagre comercial, através de titulação com solução padrão de hidróxido de sódio – NaOH a uma concentração de 0,100 mol. L-1.

Materiais

- 02 pipetas graduadas de 10,0 mL;

- 01 balão volumétrico de 100,0 mL;

- 01 erlenmeyer de 125,0 mL;

- 01 bureta de 50,0 mL;

  Reagentes

1. Vinagre comercial a uma concentração de 4%;

2. Água deionizada;

3. Indicador fenolftaleína;

4. Solução padrão de NaOH a uma concentração de 0,100 mol. L-1  

 Procedimento experimental

Primeiramente pipetou-se um volume de 10 mL de vinagre e esse volume foi transferido para um balão volumétrico de 100 mL. Completou-se esse balão volumétrico com água deionizada até a marca e, feito isso, pipetou-se 10 mL da solução de vinagre com água e passou-se o volume para um erlenmeyer de 125 mL.

Feito isso, adicionou-se aproximadamente 20 ml de água deionizada no Erlenmeyer. Na realização da titulação, colocou-se de três a cinco gotas de fenolftaleína no erlenmeyer, e assim deu-se início a titulação. Foi deixado cair gota a gota de solução de hidróxido de sódio na solução de vinagre, até que a solução ácida atingisse o ponto de viragem e a solução mude de cor para um leve róseo, anotando o volume gasto na titulação. Realizou-se esse experimento para outras alíquotas de vinagre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com