TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO - RUY MAURO MARINI - A DIALÉTICA

Por:   •  5/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS REALEZA

CURSO QUÍMICA LICENCIATURA

BRUNO FELIPE PSZEDZIMIRSKI ROSSA

RELATÓRIO: DIALÉTICA DE DEPENDÊNCIA

REALEZA

2017

Ruy Mauro Marini – A dialética da dependência

Ruy Mauro Marini nasceu em Barbacena MG, em 1932. Com 21 anos começou o curso de direito, logo em seguida é aprovado na escola brasileira de administração publica da fundação Getúlio Vargas, assim começa as estudas Ciências Sociais.

Em 1961 foi fundada no Brasil A Organização Revolucionária Marxista Politica Operaria.

Cuba inspirava a América Latina a se revoltar contra a dominação imperialista. Assim começou as revoluções socialistas no Brasil, onde socialismo e capitalismo batiam de frente pelo poder.

Ruy Mauro Marini foi preso em julho de 1964, mas conseguiu os seu Habeas Corpus, seis meses depois, e vai para a Embaixada no México. Onde lá começa a trabalhar como professor e pesquisador do Colégio do México.Primeiro exilio de Ruy, (1964-1969) México.

No México ouve a manifestação pacífica de 6 mil pessoas na praça das três culturas, onde foi cercada imediatamente por tanques e soldados. Depois disso Ruy Mauro Marini foi mandado se retirar do México. E então ele vai para o Chile, onde juntamente com MIR cria o partido revolucionário de esquerda.

Ruy Mauro ainda no Chile cria sua principal obra A Dialética Da Dependência. Um dos temas citados na obra é a super-exploração, ou seja, é a remuneração da força de trabalho a um preço inferior ao seu valor real.  Demonstra também o conceito de sub imperialismo, no caso a economia do Brasil depende da lógica e dos interesses do capital internacional. Pois a América Latina não produz para ela mesma, ela produz para a exportação, assim então depende das economias centrais. Segundo exilio de Ruy (1969-1973) Chile.

No ano de 1973, a burguesia lança um golpe de estado no Chile, onde Salvador Allente, foi assassinado durante ao golpe.

Ruy mauro volta ao brasil. Então repassa que o povo tem o direito e deve se rebelar, se revolucionar, não deve se conformar com a migalhas que sua classe superior impõem, o povo tem o direito de construir um novo mundo.

Ruy foi um grande revolucionário, pensador, intelectualista que sugere ao povo a não se submisso ao poder imperialista, ou seja, não ser mais explorado pelo capitalismo, exigir reformas de trabalho e progresso no país, implantar o coletivismo e acabar com o individualismo.

Teoria Marxista da dependência, não acredita que o capitalismo possa dar alguma resposta as desigualdades sociais, pelo contrário, ele a acelera ainda mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com