TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação de oxidação para a produção de compostos de carbonilo

Artigo: Reação de oxidação para a produção de compostos de carbonilo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Artigo  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Uma das reações mais importantes dos alcoóis é a reação de oxidação para preparar compostos carbonílicos. Os alcoóis primários reagem para formar os aldeídos ou os ácidos carboxílicos, os alcoóis secundários reagem para dar origem às cetonas e os alcoóis terciários normalmente não reagem com a maioria dos agentes oxidantes.

Vários agentes oxidantes, incluindo KMnO4, CrO3 e Na2Cr2O7 podem ser utilizados no oxidação deum álcool primário ou secundário. Qual reagente usar em uma determinada ocasião específica vaidepender de alguns fatores como custo, conveniência, rendimento da reação e sensibilidade do álcool. Os alcoóis secundários, diferentemente dos primários que formam um aldeído e depois geram um ácido carboxílico, são oxidados de apenas uma forma gerando sempre como produto uma cetona. A cicloexanona não é só um solvente muito bom, como também é o intermediário principal na produção de coprolactama (utilizada como matéria-prima na fabricação de nylon). Ela é obtida pela hidrogenação catalítica (com níquel) do fenol a cicloexanol. Este é, então, desidrogenado em fase vapor com um catalisador à base de ferro e zinco.

A oxidação de um ácido carboxílico envolve a quebra de uma ligação simples carbono-carbono pelo Dicromato de Sódio misturado a um ácido (mistura oxidante).Os alcoóis secundários são oxidados a cetonas pelos mesmos reagentes.

A cicloexanona não é só um solvente muito bom, como também é o intermediário principal na produção de coprolactama(utilizada como matéria-prima na fabricação de nylon). Ela é obtida pela hidrogenação catalítica (com níquel) do fenol acicloexanol. Este é, então, desidrogenado em fase vapor com um catalisador à base de ferro e zinco

Resultados e discussões

Na primeira etapa, observamos que o cicloexanol ao entrar em contato com o ácido sulfúrico ataca o hidrogênio deste rompendo a ligação O-H.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »