TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Química Orgânica Experimental

Por:   •  23/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                                                                  [pic 1] 

             

Relatório Química Orgânica Experimental

(Extrações)

                                                           Gulliver marx Konesuk

                       Extração da cafeína da erva mate

A cafeína é um composto químico, com fórmula molecular C8H10N4O2, presente em larga escala em produtos do nosso cotidiano, como exemplo na erva mate com nome cientifico “ilex paraguarienses” que tem como costume de uso principalmente na nossa região.

A técnica utilizada para a retirada da cafeína presente é a extração, onde uma solução (geralmente aquosa) entra em contato com um solvente (geralmente orgânico), imiscíveis, a fim de provocar a transferência de um ou mais solutos para o segundo solvente, na técnica utilizada foram necessárias algumas etapas adicionais para que outros componentes indesejáveis não fossem quantificados como sendo cafeína, como por exemplo, os taninos, a água, e o ácido gálico.

Materiais utilizados no experimento:

 Béquer – 150mL, 250mL; Funil de separação; Proveta – 25mL, 100mL;

Funil de vidro; Balão de fundo redondo – 100mL; Funil de Buchner;; Espátula de alumínio;

Papel filtro; Balança Analítica Digital; Clorofórmio – CHCl3; Erva mate; Cloreto de Sódio;

Hidróxido de Cálcio.

 Procedimento Experimental:

 Em um béquer de 250mL, levou-se à balança analítica, realizou-se o processo de tarar o mesmo, e iniciou-se a pesagem da massa de erva mate necessária, no caso (10,09g).

Adicionou-se 125/150mL ao béquer que continha a erva mate já pesada. Levou-se esta mistura para um aquecimento durante 15 minutos. Decorrente os 15 minutos, adicionou-se 32,5 gramas de Na Cl, e em seguida 1 grama de Ca (OH)2. Posteriormente, filtrou-se a suspensão formada em um processo de Filtração à Vácuo, transferiu-se o filtrado para outro béquer onde o levou à chapa aquecedora durante 1 hora e evaporou-se a solução até um volume final de, aproximadamente, 25mL. Em seguida, resfriou-se a solução, transferiu-se para um funil de separação, realizou-se a lavagem da solução 3 vezes com 25mL de clorofórmio (solvente) cada, para que solubilizasse toda a cafeína presente. Transferiu-se o extrato orgânico (clorofórmio) para um béquer, adicionou-se Mg2SO4 (agente secante) para que toda a água presente fosse retirada, em seguida filtrou-se, e realizou-se a evaporação. Esperou-se durante duas semanas com o experimento em repouso, evaporou-se todo o clorofórmio presente, e ficou presente apenas a cafeína.

Béquer vazio:77,85 com cafeína:77,9075     77.9075-77.85: 0.0575g de cafeína presente.

Conclusão:

Concluiu-se que apesar da falta do equipamento de evaporação e pelo tem esperado para o final da análise o resultado foi dentro do apresentado na literatura apesar de toda mística que a erva mate teria de ter um alto teor de cafeína o resulta apresentado após o procedimento foi o oposto disso considerando um teor bem baixo de cafeína presente

                   Extração de óleo do amendoim

Introdução:

O óleo vegetal é uma gordura formada por triglicerídeos de onde é extraído quase que exclusivamente das sementes de oleaginosas e representam um dos principais produtos extraídos de plantas. A separação do óleo das sementes é realizada por extração sólido-líquido.

A extração sólido-líquido consiste em remover um ou mais componentes de uma mistura sólida (o soluto) usando-se um líquido (o solvente) que é capaz de dissolver o soluto.

O equipamento utilizado em uma extração sólido-líquido é o Soxhlet, material de vidro inventado em 1879 por Franz Ritter von Soxhlet, no nosso caso fi ligado em série com mais 3 equipamentos iguais a esse.

[pic 2]

Neste contexto, será apresentado o estudo realizado para extrair o óleo vegetal do amendoim, através da técnica de extração sólido-líquido contínua usando um extrator Soxhlet e utilizando hexano como solvente orgânico.

Materiais:

Extrator Soxhlet; Amendoim; Cartucho de papel para extrator; Algodão; Solvente hexano; Pedras de ebulição; Manta aquecedora;

Parte experimental:

   Com auxílio do triturador, aproximadamente 20 g de amendoim colocou o material triturado em um cartucho de sílica. Cartucho vazio: 5,1192g e Cheio:25,50g.

    Montou-se um extrator Soxhlet, conforme o esquematizado na figura. Pesou-se o balão de fundo chato 79,988g utilizado no extrator, obtendo uma massa de g. Preencheu-se o balão com aproximadamente 180 mL de hexano e colocou-se algumas pedras de ebulição. Colocou-se no cartucho de papel tapando-o com um chumaço de algodão para evitar que parte do amendoim triturado caíssem para o balão e/ou viessem a entupir a tubulação do sifão do extrator. Iniciou-se o processo de extração aquecendo o balão com uma manta aquecedora. Anotou-se o instante inicial em que o vapor do solvente começou a gotejar sobre o cartucho. Deixou-se o conjunto realizando ciclos durante 1h30min. Após, interrompeu-se o aquecimento e levou-se o balão com o óleo extraído para um evaporador rotatório para evaporar o solvente hexano. Após a evaporação do hexano. Transferiu-se o óleo obtido para um frasco plástico rotulado deixou o solvente evaporar por aproximadamente uma semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com