TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Técnicas de Medidas de Massa e Volume

Por:   •  16/3/2021  •  Resenha  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DIAMANTINA – MINAS GERAIS 

         www.ufvjm.edu.br       

MATHEUS PIRES MAGALHÃES

Experimento 02: Técnicas de Medidas de Massa e Volume

Professor: Flaviana Tavares Vieira Teixeira

Disciplina: CTD 130- Química Tecnológica I

Turma:

Diamantina, 25 de Outubro de 2016.

1 – INTRODUÇÃO

No desenvolver das atividades de laboratório e mesmo no dia a dia, a utilização de medidas cada vez mais precisas e coerentes se tornou necessária, visto que as medidas, em geral, são afetadas por uma incerteza, chamada de erro,imprecisão ou desvio. Logo as pessoas além de criar um padrão de medidas (Sistema internacional) criaram também aparelhos capazes de obter tais medidas da forma mais precisa possivel, facilitando a utilizacao.

O cuidado com a escolha do tipo de aparelho e com a técnica adequada para manusea-lo é de grande importância para a obtenção de resultados confiáveis e precisos em qualquer atividade, visto que há diversas coisas diferentes que podem ser medidas sob vários aspectos. Um bom experimentador deve, além de manusear bem os instrumentos, levar em consideração seus erros e, assim, minimizar suas influências nos resultados de uma medição, que é o proposto em atividades laboratoriais como esta.

2 – OBJETIVO

 Aprender a utilizar técnicas de medidas de massa e volume, utilizar a notação científica para expressar as medidas determinadas corretamente, diferenciar as vidrarias volumétricas das graduadas além de verificar a precisão das vidrarias utilizadas.

3 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1 - REAGENTES E MATERIAIS

Funil de vidro, papel de filtro, suporte universal, anel ou argola, 2 béqueres de 100 mL, bastão de vidro, bureta, suporte para bureta, erlenmeyer de 100 mL, balança, vidro relógio, espátula, proveta de 50mL, pipeta volumétrica de 10 mL, balão volumétrico de 25 mL, pipeta graduada, pêra de borracha, líquido X (Agua destilada).

3.2 – PROCEDIMENTOS

PARTE 1-Medidas de volume

Primeiramente utilizou-se da pipeta graduada e da pêra de sucção para medir 10 mL de agua destilada e em seguida transferir o liquido para um erlenmeyer e comparar os resultados obtidos. Em um segundo momento fez-se o uso de uma bureta presa ao suporte universal afim de aprender a manuseá-la e escoar o liquido (10 mL em um primeiro momento e 50 mL outro) visando medições em outras vidrarias, transferindo-o para diferentes recipientes, e assim comparando os resultados.

PARTE 2- Utilização da balança para pesar sólidos

Utilizou-se da balança de precisão disponível para pesar 200 g de cálcio (CaSO4) (triturado em um almofariz com pistilo) com ajuda do vidro de relógio e uma espátula, em seguida a pesagem foi transferida para um béquer e adicionada 25 mL de agua destilada, após agitar a mistura com um bastão de vidro foi necessário afirmar se era uma mistura homogênea ou heterogênea.

PARTE 3- Realizando uma filtração simples: processo de separação de uma mistura heterogênea sólido-líquido

Fez-se uma filtração simples utilizando um funil de haste grande, um papel de filtro e um béquer, onde foi filtrada a solução preparada anteriormente ((CaSO4) + agua destilada) e em seguida comparou-se os resultados desta filtração com uma filtração a vácuo.

PARTE 4- Determinação da densidade de uma solução desconhecida

Primeiramente mediu-se a massa de dois béqueres de 25 mL, em seguida adicionou-se em um béquer 10 mL de um liquido X e no outro foi adicionado o liquido utilizado anteriormente (Agua destilada) assim foi necessário calcular novamente a massa do béquer e então calcular a densidade afim de se descobrir de qual liquido se tratava.

PARTE 5- Determinação da densidade de um sólido desconhecido

Pesou-se um metal qualquer (Chave) anotando a massa em seguida adicionou-se agua destilada, suficiente para cobrir o objeto, em uma proveta e anotou o volume e por fim submergiu-se o metal no liquido e foi anotado a variação do volume afim de se calcular a densidade de tal objeto e descrevendo assim suas características.

4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES

PARTE 1-

 No primeiro momento, utilizando- se dá pipeta graduada e da pêra de sucção, sugou-se 10 mL de água destilada e logo após transferidos para um erlenmeyer notando-se uma alteração no valor devido a margem de erro. Em um segundo momento utilizando 10 mL, transferiu-se tal quantidade para uma proveta e para uma pipeta graduada observando que as mesmas 10 mL haviam passado para 11 mL na proveta e 0,9 mL na pipeta, mostrando mais uma vez a margem de erro. Em um terceiro momento foi pedido para calcular a quantidade máxima de liquido que caberia em um tubo de ensaio e medir depois em um Béquer, uma proveta e uma bureta os valores obtidos, respectivamente, foram 30 mL , 28 mL +- 0,5 e 29 mL +- 0,1 mais uma vez afirmando a precisão de cada aparelho que diferencia os valores. E por fim repara-se que de uma vidraria para a outra há um erro, desvio que varia os valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com