TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Determinação de Oxigenio Dissolvido

Por:   •  6/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  2.023 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O oxigênio dissolvido (OD) indica o grau de aeração da água. É um excelente indicativo da qualidade da água. A presença de oxigênio dissolvido é de importância vital para os seres aquáticos aeróbios. A introdução de OD no recurso hídrico ocorre através da fotossíntese, da ação de aeradores ou do próprio contato do ar atmosférico. O teor de O2 na água varia principalmente com a temperatura e com a altitude. Quanto maior sua concentração, melhor a qualidade da água. Este parâmetro é usado para verificar a qualidade das águas superficiais.

O OD é o critério mais importante nas determinações das condições sanitárias das águas superficiais. Avalia o efeito de despejos oxidáveis (de origem orgânica) no recurso hídrico, serve como indicador das condições de vida na água e para avaliar o processo de auto purificação. A redução da matéria orgânica pela ação das bactérias se dá pela utilização do OD pelos microrganismos, logicamente, a reposição se dá através da fotossíntese ou do próprio contato com ar, como já citado anteriormente.

A ausência de O2, num corpo d’água, permite a vida dos microrganismos anaeróbicos, que se caracterizam por não possuírem a enzima superóxido dismutase, que degrada radicais tóxicos, que se originam com a presença de oxigênio.

Segundo a CONAMA 357/2005, alterada para 410/2009 e pela 430/2011, a determinação de OD tem o objetivo de determinar o tipo de água superficial e grau de poluição da mesma.Pela Conama, águas da classe especial não devem ter a presença de OD, enquanto na Classe 1 se espera uma quantidade menor que 6mg/L, já na Classe 2 a quantidade esperada é de 5mg/L, enquanto na Classe 3 o parâmetro é de 4mg/L e por fim na Classe 4, o indice de OD esperado é de no máximo 2mg/L.

O método mais usado é de Winkler (iodometria)[1], com alternativas de modificações, dependendo da presença de eventuais interferentes (os mais comuns são os nitritos, sais de Fe 3+, S2- , SO3 2- , etc.). O método não modificado usa o sulfato manganoso em meio alcalino que na presença de OD, o manganês é oxidado a uma valência mais alta, formando um precipitado marrom. Nesta fase, se o precipitado formado por branco indica ausência de oxigênio dissolvido. Na pratica, a fase de formação do precipitado marrom, é conhecida como “fixação”, pois o oxigênio dissolvido não mais reagira com outras matérias presentes na amostra analisada. Podendo o frasco da amostra até ser transportado para o laboratório para dar continuidade à analise. Após a fixação do oxigênio, ocorrerá a adição de iodeto de potássio a ácido sulfúrico, para liberação de iodo elementar, que será titulado por uma solução de tiossulfato de sódio.

Objetivo Geral

Aprender o método de titulação volumétrica com H2SO4 ,para verificarmos os níveis de OD(Oxigenio Dissolvido) nas amostras de água.

Objetivo Específico

Analisar a quantidade de Oxigenio Dissolvido presente nas amostras de água fornecidas.Sendo elas, amostra da água do bebedouro e amostra da água da torneira.


Métodos

        O INDICE QUE DETERMINA A QUANTIDADE DE OXIGENIO DISSOLVIDO EM AGUA É DADO POR UMA FÓRMULA BASEADA NA MULTIPLICAÇÃO DO VOLUME GASTO DE LÍQUIDO PRESENTE NA BURETA. ESTE VALOR SERÁ OBTIDO APARTIR DOS PROCEDIMENTOS ABAIXO.

[pic 1]

        Primeiramente a fixação de Oxigenio Dissolvido deve ocorrer.Para isso, adicionamos a amostra 2ml da solução de MnSO4 , 2ml de Azide, o que formará o precipitado Mn(OH)2.

        Após isso, a neutralização se torna necessária, esta feita com a adição H2SO4  á solução.

Por fim, antes da titulação deve-se adicionar um indicador, neste caso o Amido.Já na titulação de tiossulfato de sódio(Na2S2O3), este atuara como um reagente, indicando o inicio e fim da reação.


Procedimento

Atráves da titulação mediu-se a quantidade de Oxigenio Dissolvido(OD) das duas amostras de água, ou seja, foi determinada a quantidade O2 presente na água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com