TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química Experimental

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

                                                               [pic 1]

                            UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

                                Relatório de Química Experimental

Aluna: Juliane Oliveira Santos, turma B.

                                                                                                        20/01/2017

Introdução

destilação é um processo de separação de misturas homogêneas. É uma das técnicas mais aplicadas em laboratórios de Química e é baseada na diferença de temperatura de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura. Há dois tipos de destilações, a simples e a fracionada, ambas foram realizadas na aula de laboratório.

A destilação simples é usada para separar misturas no caso de sólido-líquido, como por exemplo a que foi realizada, uma mistura de água e sal (NaCl).

Já a destilação fracionada é usada para separar misturas de dois ou mais líquidos miscíveis (se dissolve em um solvente e resulta em uma mistura homogênea) entre si e que não são azeotrópicas, isto é, misturas de composição definida que possuem um ponto de ebulição ou de condensação constante como se fossem substâncias puras. Como exemplo de destilação fracionada temos o que foi feito em aula: a destilação de um vinho tinto Dom Bosco, que tem graduação alcoólica de 10,6% vol - 750ml.

Objetivo(s)

Destilação simples: Fazer a separação de uma solução de água e sal, observando o tempo em que a solução entraria em ebulição através da manta e em quanto tempo a água destilada atingiria o volume de 10 mL.

Destilação fracionada: Fazer a separação do etanol e da água, principais componentes do vinho tinto, anotando o tempo em que levou para que o vinho entrasse em ebulição através da manta, a temperatura e o tempo em que começou evaporar, a descer as primeiras gotinhas e medindo temperatura e o tempo que levava a cada 2,5 mL de álcool recolhido, com a finalidade de saber em quanto tempo pararia de evaporar e em qual temperatura estaria neste momento.

Materiais utilizados

Destilação simples:

-80 mL da solução de água e sal (NaCl)

-Proveta de 100 mL

-Pérolas de vidro

-Balão de fundo redondo de 250 mL

-Proveta de 10 mL

-Manta de aquecimento

-Condensador

-Funil

-Garras

-Mangueiras

-Cabeça de destilação

Destilação fracionada:

-100 mL de vinho tinto Dom Bosco, de teor alcóolico 10,6%

-Proveta de 100 mL

-Pérolas de vidro

-Balão de fundo redondo de 250 mL

 -Termômetro

-Manta de aquecimento

-Mangueiras

-Condensador

-Cabeça de destilação

-Funil

Procedimento experimental

Destilação simples da solução de cloreto de sódio:

a) Foi medido 80 mL de cloreto de sódio 0,025 mol L-1 em uma proveta de 100 mL, e depois despejada a solução em um balão de fundo redondo de 250 mL juntamente com algumas pérolas de vidro e verificado se o sistema de destilação simples estava montado.

b) Foi verificado se todas as conexões estavam bem ajustadas para não ocorrer nenhum erro ou vazamento da solução durante o processo.

c) Foi ligada a torneira e verificado se havia um fluxo de água passando lentamente pelo condensador para haver o resfriamento da água destilada.

d) Foi colocado o balão na manta de aquecimento às 13:35 e a mesma foi ligada.

e) Foi recolhido 10 mL, e anotado os minutos em que levou para o recolhimento a cada 5 mL.

Destilação fracionada do vinho tinto:

a) Foi medido 100 mL do vinho tinto em uma proveta de 100 mL e despejado no balão de fundo redondo de 250 mL, adicionando também pérolas de vidro.

b) Foi colocado o balão na manta de aquecimento.

c) Foi verificado se todas as conexões estavam bem encaixadas  e ligada a torneira para resfriar o condensador, logo após, foi acionada a manta de aquecimento às 14:03, para iniciar o processo de destilação fracionada.

d) Foi recolhido o destilado em uma proveta de 100 mL e anotada a temperatura e tempo a cada 2,5 mL recolhido, quando a temperatura começou aumentar , foi desligada a manta de aquecimento.

Resultados e discussão

Destilação simples:

O balão foi colocado na manta às 13:35, e esta foi acionada. Após 7 minutos a solução entrou em ebulição, depois de 3 minutos após o inicio da ebulição, ou seja, há 10 minutos do inicio do processo, caiu a primeira gota de água destilada (13:45). Às 13:47 já tinha 5 mL de água destilada, e chegou em 10 Ml às 13:51. Logo, deu-se a entender que as pérolas de vidro colocadas junto com o cloreto de sódio serviam para não causar tumulto na ebulição, além disso, entendeu-se que o processo de destilação simples é bastante eficiente no caso de separação sólido-líquido, que no caso foi o cloreto de sódio, que inicialmente estava com uma coloração azul, e após a destilação, a água estava em sua cor normal e bem nítida, provando a eficiência da destilação simples.

Destilação fracionada:

A manta de aquecimento foi ligada às 14:03, após 7 minutos (às 14:10) o vinho entrou em ebulição, quando a temperatura chegou a 70 ºC o álcool começou evaporar. Às 14:11, com aproximadamente 80 ºC, desceu a primeira gota de álcool na proveta.

Segue abaixo a tabela com horários e temperatura dos recolhimentos:

Tempo

mL recolhida

Temperatura

14:12

2,5 mL

81ºC

14:13

+2,5 mL (agora 5 mL)

89ºC

14:14

+2,5 mL (agora 7,5 mL)

90ºC

14:15

+2,5 mL (agora 10 mL)

93ºC

14:16

+2,5 mL (agora 12,5 mL)

95ºC

14:18

+2,5 mL (agora 15 mL)

96ºC

14:21

+2,5 mL (agora 17,5 mL)

95 ºC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com