TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química Experimental

Por:   •  14/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Padronização da solução de NaOH

Alunos: Antônio Victor, Gabriel Ayres, José Victor e Julhiana de Freitas Vargas

VITÓRIA

2017

Introdução:

        Neste relatório vamos descrever os procedimentos para determinar a padronização da solução de NaOH 0,1mol/mL pelo biftalato de potássio.

        Solução é uma mistura homogênea de um soluto (substância a ser dissolvida) distribuída através de um solvente (substância que efetua a dissolução). Existem soluções nos três estados físicos: gás, líquido ou sólido. Ar é uma solução gasosa de N2, O2 e quantidades muito menores de outros gases. As soluções mais familiares são aquelas no estado líquido, especialmente as que usam água como solvente.

        Um dos aspectos mais importantes é a preparação e a expressão da concentração de soluções. Concentração significa quanto soluto está presente em um volume ou massa específica.

        O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como uma base química. Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio, sendo produzido junto com o cloro. É uma base forte e por isso reage com ácidos (orgânicos e inorgânicos) gerando sais e água.

        A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco. Utilizada frequentemente em titulações, na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas.

Utilizamos nessa prática o Biftalato de Potássio (KHC8H4O4), para a padronização. Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária.

        O hidróxido de sódio (ou qualquer hidróxido alcalino) não pode ser utilizado como padrão primário, uma vez que este é um sólido altamente higroscópico e instável, o que significa que a massa de NaOH sólido que foi determinada para preparar a solução anteriormente descrita não é composta somente de NaOH, mas também de água adsorvida, e carbonatos.

        Desta forma, soluções de NaOH devem ser padronizadas, sendo que para tal recomenda-se a utilização de biftalato de potássio, que é um padrão primário, e reage com uma solução de NaOH de acordo com a seguinte reação:

C6H4.COOK.COOH(aq) + OH- → H2O(l) + C6H4.COOK.COO-(aq)

As outras partes do experimento não foram realizadas, logo, não incluiremos essas partes no relatório.

Procedimento experimental:

Materiais:

1 – Pipeta volumétrica.

1 – Bureta.

1 – Erlenmeyer.

1 – Béquer.

1 – Suporte universal.

1 – Espátula.

1 – Bastão de vidro.

1 – Funil de vidro.

1 – Balança semi-analítica.

1 – Pisseta.

Reagentes:

(1) Solução de NaOH;

(1) Biftalato de potássio P.A (previamente seco a 110°c, por 1-2 horas);

(G) Água destilada.

        O primeiro procedimento a se fazer foi a padronização da solução de NaOH 0,1 mol/L pelo biftalato de potássio. Para isso medimos a massa de aproximadamente 0,60g (massa medida no  laboratório M = 0,606g) de biftalato de potássio em um béquer de 50 mL, que foi previamente seco em estufa. Em seguida transferimos o biftalato de potássio, com auxílio de uma espátula, para um erlenmeyer de 250 mL e adicionamos 100 mL de água destilada. Como a maior parte do biftalato de potássio não dissolveu na água, aquecemos a solução para que todo o biftalato de potássio fosse dissolvido, dessa forma obtivemos uma solução homogênea na qual adicionamos 3 gotas de fenolftaleína.

        Certificamos que a bureta estava limpa e lavada com a solução de NaOH que já estava preparada, a preenchemos com essa mesma solução verificando se não havia bolhas e acertamos o volume no zero. Colocamos o Erlenmeyer, com um papel branco no fundo para facilitar a visualização da viragem do indicador, embaixo da saída da bureta.

        Em seguida deixamos a bureta pingar a solução de NaOH no erlenmeyer, sob agitação, até que nossa solução final ficasse com uma cor indo do transparente para o rosado, sendo a quantidade final de NaOH depositado 27,9mL.

Conclusão:
        A titulação das soluções de hidróxido de sódio e biftalato de potássio atingiram o esperado, pois a fenolftaleína presente na solução de biftalato mudou a sua coloração, indicando que a neutralização ocorreu entre as substâncias. Este indicador, na presença das duas substâncias, ficou com uma coloração rósea, mostrando macroscopicamente que a solução final se tornou básica. Uma solução considerada básica é aquela que apresenta PH acima de 7.

        Analisando a neutralização, a fenolftaleína, indicador ácido-base, foi usado, pois sua mudança de coloração de incolor para rósea é intensa, vale ressaltar que foram usados 27,9 ml de NaOH para a neutralização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com