TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de química experimental

Por:   •  18/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.662 Palavras (11 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 11

Unilab

INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA I

MEDIDAS EM QUÍMICA: MASSA E VOLUME

Alunos: Camila Mendes Beserra e Stefany da Silva Gonçalves

Professora: Profa. Dra. Maria Cristiane Martins de Souza

Acarape-CE, Outubro de 2014

________________

SUMÁRIO

SUMÁRIO

RESUMO

1. INTRODUÇÃO

2. OBJETIVO 5

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6

3.1. Unidades de Medida 6

3.2. Precisão e Exatidão............................................................................................................7

4. METODOLOGIA 8

4.1. Medida de volume ........................................................................................8

4.2. Medidas de massa e volume ........................................................................................8

4.3. Verificação da Precisão/Exatidão ...................................................................................8

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 10

6. CONCLUSÕES 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4

________________

RESUMO

Na prática de laboratório o orientador explicou, primeiramente, algumas medidas de segurança, imprescindíveis para o bom andamento do laboratório e para a preservação física dos participantes deste.

Ainda na prática de medidas químicas: massa e volume, foi apresentado as vidrarias e equipamentos que estariam disponíveis no laboratório, visto que esta foi a primeira vez que muitos participantes encontraram-se na situação de experimentador.

Foi introduzido um conceito de massa e volume, além da importância da escolha adequada das vidrarias e dos equipamentos, utilizando o critério de precisão e exatidão, para uma correta manipulação das amostras utilizadas e para que o experimento atingisse seus objetivos.

Com essa introdução dos conceitos, foi dado início a prática. O procedimento experimental foi subdivido em duas partes, em que a primeira parte consistiu em pesagem de algumas vidrarias, com e sem água, para que posteriormente fosse discutido a massa e o volume dos materiais utilizados.

Na segunda parte do procedimento experimental consistiu em um preparo de três amostras com três substâncias desconhecidas, e foi utilizado uma técnica de titulação ácido-base, para a neutralização do ácido.

No fim da prática de medidas químicas: massa e volume foi discutido entre os participantes da prática os resultados obtidos por cada um, e se estes foram considerados aceitáveis ou não. Para finalizar os alunos descartaram de maneira adequada as soluções que produziram, lavaram as vidrarias e organizaram as bancadas.

Palavras-chaves: Segurança, vidraria, equipamento, medida, massa, volume, precisão e exatidão.

________________

1. INTRODUÇÃO

No estudo da ciência, é necessária a realização de vários experimentos para se comprovar uma hipótese. Para tanto, é preciso que os materiais utilizados sejam o mais preciso possível e exatos. Assim, a exatidão e a precisão são elementos muito importantes. Exatidão e precisão, apesar de parecerem termos similares, têm significados diferentes. A exatidão se refere à quão próximo uma medida chegou em relação ao valor tido como verdadeiro, ou seja, o valor referencial. Precisão está relacionada a proximidade das medidas obtidas em diferentes vezes que o experimento foi realizado, ou seja a dispersão grande dos valores torna o experimento menos preciso.

A exatidão e a precisão são muito importantes quando fazemos medidas de massa e volume de uma matéria. Massa é a quantidade de matéria existente num corpo, e volume é a extensão que um corpo ocupa no espaço. Existem aparelhos que auxiliam na medida de massa e de volume de um corpo. No caso da massa, o aparelho utilizado é a balança, porém existem diferentes tipos de balanças. A precisão é que determina o tipo de balança apropriada para cada caso, por exemplo: quanto maior a necessidade de precisão da massa de um corpo, maior deve ser a sensibilidade da balança. A precisão é determinante para a escolha do aparelho de medida do volume de um corpo, também. Assim, ao se realizar um estudo de massa e volume é necessária a utilização de aparelhos, que conforme a necessidade, sejam mais ou menos calibrado, ou seja, mais ou menos precisos e exatos.

2. OBJETIVOS

O objetivo central dessa prática foi identificar os principais equipamentos e recipientes volumétricos, mostrar como manipular corretamente a vidraria disponível para determinação de volume, analisar a exatidão dos recipientes volumétricos, além de sequenciar os procedimentos feitos na prática e verificar a precisão de medidas.

________________

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 Unidades de Medida

“Muitas propriedades da matéria são quantitativas; isto é, são associadas a números. Quando um número representa uma medida quantitativa, as unidades de grandeza devem sempre ser especificadas.” (BROWN, T L.; H. E.; Bursten, B. E; Burdge, J. R.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com