TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório velocidade das reações

Por:   •  13/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ANA CAROLINE MENDES CARVALHO

EVALDO DE SOUZA JUNIOR

GÉSSICA SILVA DE CAMPOS

MIRIAN ADRIANO DOS SANTOS

VELOCIDADE DAS REAÇÕES E OS FATORES QUE INFLUÊNCIAM

CRICIÚMA, ABRIL DE 2014.

ANA CAROLINE MENDES CARVALHO

EVALDO DE SOUZA JUNIOR

GÉSSICA SILVA DE CAMPOS

MIRIAN ADRIANO DOS SANTOS

     

VELOCIDADE DAS REAÇÕES E OS FATORES QUE INFLUÊNCIAM

Relatório apresentado à disciplina de Química Experimental II, da 2a. fase do Curso de Engenharia de Produção, ministrado pelo Prof. MSc. Valmir Machado.

CRICIÚMA, ABRIL DE 2014

RESUMO

Na 4ª aula prática de química experimental fizemos o estudo da velocidade de uma reação e os fatores que a afetam. Com auxílio de instrumentos de laboratório e do professor orientador conseguimos fazer 4 experiências, analisando respectivamente: medida do tempo de uma reação; Efeito da concentração; Efeito do catalisador e efeito da temperatura.

  1. INTRODUÇÃO

Neste quarto experimento proposto pelo professor orientador Valmir, temos como tema a velocidade das reações químicas e os fatores que há afetam. Porém, ainda vamos abordar um pouco sobre as condições para que tal reação aconteça, pois elas devem seguir teorias e possuir afinidade entre elas. Com o auxílio dos auxiliares de laboratório e também com os equipamentos e vidrarias necessárias já disponíveis para uso, realizamos o experimento.

O objetivo geral do nosso trabalho foi realizar todos os procedimentos propostos e com o auxílio do cronômetro, marcar quanto tempo as substâncias que serão mostradas ao decorrer do relatório passariam da coloração roxa para incolor novamente e pesquisar porque isso as afeta, uma vez que umas demoraram mais que as outras.

Pois, algumas substancias encontradas na natureza podem formar reações entre si ou não, e ainda que formem, as que ocorrem reações existem fatores que possibilitam que a reação ocorra de forma rápida ou mais lenta, tudo irá depender dos fatores que as influenciam. Um dos fatores bastante conhecido é a temperatura, por exemplo, pois influencia diretamente na agitação das moléculas, sendo assim se aumentarmos a temperatura chocam-se mais e com mais energia e consequentemente a velocidade de uma reação.

 

2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

        Existe um campo na química na qual estuda a velocidade das reações química e fatores que a influenciam, e ela é chamada de Cinética Química. Esta parte da química tem grande importância para a sociedade através de Industrias mas também para o nosso dia a dia, pois conseguimos observar a rapidez e a retardação que determinada substância sofre em cada caso, além de que de acordo com as necessidades dos seres humanos, tendo conhecimento desses fatores, conseguimos acelerar ou desacelerar certo processo. Formação de ferrugem, queima de vela e substâncias na dinamite são exemplos disso, cada um tem seu tempo de velocidade de reação.

        As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, que são chamadas leis da velocidade, feitas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação.

        A velocidade com que as reações acontecem referentes a variação da quantidade de reagentes e produtos de acordo com o tempo. Normalmente a velocidade das reações químicas são calculadas através da equação da velocidade média, onde pode ser dividido a concentração de massa, de mols pelo tempo.        

2.1. CONDIÇÕES PARA QUE SE OCORRA UMA REAÇÃO QUÍMICA

        Para que se ocorra uma reação química, são necessárias algumas condições que são, basicamente: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação. A seguir, será abordado um pouco mais sobre cada um deles:

  • Contato entre os reagente: para que as reações ocorram elas precisam estarem em contato e terem afinidade entre si, eles precisam entrar em contato para que suas partículas possam colidir, rompendo as ligações dos reagentes e formando as ligações dos produtos.

  • Afinidade química: quando as substâncias são diferentes possuem diferentes afinidades químicas entre si, ou então, podem também não possuir afinidade nenhuma. Quanto maior for a afinidade química, mais rápida será a reação. Portanto como já vimos, a afinidade é de extrema importância e é necessário em uma reação química. Sendo assim torna fundamental na química, colocar os reagentes em contatos não basta, há necessidade de afinidade entre eles.
  • Colisões favoráveis: Segundo o site Brasil Escola, “para que a reação se processe é necessário que suas partículas, átomos ou moléculas, colidam de forma eficaz. Nem todas as partículas que se chocam fazem isso de forma eficaz, mas os choques que resultam em quebra das ligações dos reagentes e formação de novas ligações são aqueles que ocorrem na orientação correta e com a energia suficiente”. Este trecho mostra a condição clara da teoria de colisões, onde mostra que as reações podem ocorrer de forma eficaz ou não. Quando a colisão não é efetiva não ocorre colisão, quando é efetiva pode ocorrer reação.
  • Energia de Ativação: energia de ativação refere-se a quantidade mínima de energia para que a reação aconteça. Quanto maior for a energia de ativação, será mais difícil que a reação ocorra e consequentemente se dará de forma mais lenta. Segundo Jennifer, “quando a energia de ativação é atingida, forma-se primeiro o complexo ativado, que é uma estrutura intermediária e instável entre os reagentes e os produtos.

2.2. FATORES QUE INFLUÊNCIAM AS REAÇÕES QUÍMICAS

        Os principais fatores que influenciam na velocidade da reação são: superfície de contato, temperatura, catalisadores, concentração de reagentes. Abordando cada um deles, temos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (268.7 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com