TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistência ao calor

Tese: Resistência ao calor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  324 Visualizações

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar sobre resistências térmicas como as que são utilizadas em chuveiros ou torneiras elétricas, coletar os dados de tensão, corrente, potência e verificar como devem ser instaladas corretamente. Calcular a radiação térmica emitida pela resistência no tanque auxiliar, considerando a temperatura de aquecimento definida pela própria equipe, também considerar para o cálculo a água no tanque inicialmente a temperatura ambiente, a geometria da resistência e uma emissividade da superfície de 80%.

Resp.

Resistência térmica é a capacidade dos materiais em "reter" o calor.

Quanto maior o valor de "R", melhor o seu desempenho térmico-isolação térmica do material. Quando ligado aos terminais de uma bateria, o resistor transforma parte da energia que chega até ele em energia térmica.

Como mostra a figura acima, um resistor de resistência R é percorrido por uma corrente elétrica i quando ligado aos terminais de uma fonte (bateria) de tensão U. Ao percorrer o circuito e chegar até o resistor R, a energia recebida pelas cargas elétricas é transformada em energia térmica no resistor. Isso acontece diariamente quando ligamos o chuveiro elétrico, que possui uma resistência interna.

A corrente elétrica, ao passar pelo resistor, faz com que ele se aqueça, liberando calor. Assim, podemos dizer que quando a energia é transformada em calor, dizemos que ela foi dissipada. Desta forma, também podemos dizer potência dissipada, que nada mais é do que a energia que se transformou em calor por unidade de tempo.

Φ = ∆Q/∆t

= (0,06437)/(31,82)

= 2,0197×10^(-3)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com