TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sais de Ácido Carboxílico

Por:   •  12/6/2016  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Sais de ácido carboxílico – Francieli de Jesus

Os sais carboxilatos são produzidos através da neutralização entre ácidos e bases. São geralmente sólidos, inodoros, apresentam altos pontos de fusão e se dissolvem facilmente. Denominam-se carboxilatos os sais derivados de ácidos carboxílicos. (1)

[pic 1]Os carboxilatos de sódio e potássio são utilizados na produção de sabões. Quimicamente, os sabões são uma mistura de sais de sódio ou potássio de ácidos graxos, são obtidos através da saponificação de gordura animal, dos sabões compostos de sódio obtêm-se produtos consistentes e para a limpeza geral; os compostos com potássio produzem sabões com pouca dureza.(1)[pic 2]

[pic 3]Um composto residual nos tonéis de vinhos, chamado de tártaro - produto do ácido tartárico. Este sal origina o cremor de tártaro, possui coloração branca ou amarelada, é inodoro, insolúvel em álcool e pouco solúvel em água. Experimentalmente, em 1835, ao misturá-lo com o bicarbonato de sódio obteve-se o primeiro fermento. Na indústria alimentícia é usado para evitar a caramelização de balas, fermentos para panificação e bolos. (2)[pic 4]

Os sais de frutas têm como componente principal o bicarbonato de sódio. De caráter básico, regula o nível de acidez em nosso corpo reduzindo a acidez estomacal, proveniente da ionização do ácido clorídrico. (1) Este sal deriva do ácido sódico, e é utilizado em diversas atividades domésticas como: preparo de bolos agregado ao cremor de tártaro; em equipamentos de segurança é usado para a produção de espuma dos extintores de incêndio.(5) Na adulteração do leite é adicionado para reduzir a acidez proveniente da deterioração.(4)

O sal derivado do ácido sórbico é o sorbato de potássio. Por ser mais solúvel em água é muito utilizado como conservante de alimentos e enlatados, impede o desenvolvimento de fungos e bactérias. Na fabricação de vinhos pode ser adicionado para estabilização do sabor, evitando a continuidade da fermentação. Possui característica irritante, contudo sua baixa toxicidade permite que seja usado com segurança como conservante. É produzido através da reação entre o ácido ascórbico e hidróxido de potássio. (3)

[pic 5][pic 6]

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.Souto, C. R., & Duarte, H. C. (2006). Química da vida. Natal, RN: EDUFRN.

2. Acesso em 31 mai 16.        

3. < http://www.sorbatodepotassio.com.br/o-que-e-sorbato-de-potassio/> Acesso em 01 jun. 16

4. < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc06/exper1.pdf> Acesso em 01 jun.16

5. Acesso em 01 jun 16.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (284.5 Kb)   docx (469.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com