TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solução e Padronização

Por:   •  30/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

É preciso inicialmente definir o conceito de soluções, que na verdade é a mistura homogênea de duas ou mais substâncias, onde teremos a divisão de solvente e o soluto, o primeiro é caracterizado em seu estado físico líquido e o que tem a maior porção, já o segundo se apresenta em estado sólido em porção menor, na união dos dois, teremos uma solução. Uma solução pode se apresentar nos três estados físicos, gás, líquido ou sólido. (CONSTANTINO, 2004).

Uma solução-padrão provém da dissolução de uma quantidade exata de massa de uma substancia-padrão num volume conhecido de solução total. No caso de não se possuir a substância- padrão prepara-se uma solução dita grosseira, isto é, de título, ou concentração aproximado e depois, com auxilio de outra solução-padrão, determina-se o valor exato da mesma. Esta operação denomina-se de padronização e a solução é padronizada, que agora passa a ser solução-padrão. Sua concentração é conhecida exatamente, que normalmente é obtida pela dissolução de uma massa exata de uma substância-padrão (LENZI et al., 2004).

No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Eles têm como causas comuns o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume e a utilização de reagentes de baixo grau de pureza, entre outras. Através do processo de padronização é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada (BOONE; VIEIRA; RAMOS; BONATTI, 2011).

        A volumetria de neutralização ou volumetria ácido-base é um método de análise baseado na reação entre os íons H3O+ e OH- (Baccan, 2001).
        Segundo Baccan (2001), uma das maneira mais usada para detectar o ponto final de titulações baseia-se na uso da variação de cor de alguma substancias chamadas indicadores. No caso particular das titulações acido-base, os indicadores são ácidos ou bases orgânicos (fracos) que apresentam colorações diferentes, dependendo da forma que se encontram em solução.

Objetivo

Preparar e padronizar uma solução de hidróxido de sódio.

Referencias

BACCAN, Nivaldo; ANDRADE, João Carlos de. Química Analítica Quantitativa Elementar. 3 ed. Edgard blucher, 2001.

 
BOONE, C.; VIEIRA, E.; RAMOS, F.; BONATTI, R. Preparação, padronização e diluição de soluções. Limeira, 2011.

CONSTATINO, M.G. Fundamentos de química experimental: São Paulo: Edusp. 2004

LENZI, E.; FAVERO, L. O. B.; TANAKA, A. S.; VIANNA FILHO, E. A.; SILVA, M. B. Química Geral experimental. Rio de Janeiro; Freitas Bastos, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com