TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese de polímeros e magnetites

Pesquisas Acadêmicas: Síntese de polímeros e magnetites. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA

Curso de Engenharia Mecânica

Profª Esp. Luzinete Veras T Evangelista

Síntese de Polímeros e Magnetita

Introdução

Os Polímeros são largamente empregados na indústria na construção civil podemos citar o PVC utilizado em tubos e conexões, PP (polipropileno) utilizado de peças para a indústria automobilística a embalagens para alimentos e cigarros. Existem polímeros com propriedades ópticas além dos recentes polímeros condutores de eletricidade.

Os polímeros estão presentes no cotidiano de todos, seja na forma de produtos populares como plásticos e borrachas, ou naqueles mais elaborados como os biomateriais usados pela medicina. Também são aplicáveis em todos tipos de cromatografia em coluna, além de servir como suportes para a obtenção de produtos farmacêuticos, tais como antibióticos e antitumorais.

A Magnetita, é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro I e II (FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. Um óxido de ferro isoestrutural ao espinélio(MgAl2O4), com distribuição catiônica invertida, em que os íons Fe3+ coordenam o oxigênio em simetria tetraédrica e Fe2+ e Fe3+ ocupam proporções equivalentes de sítios octaédricos.

Estruturalmente, é representada por [Fe3+]{Fe2+Fe3+}O4, em que [ ] denota cátions nos sítios tetraédricos e { } nos octaédricos. A magnetita é muito estudada por sua importância econômica na indústria eletrônica (produção de cabeça reprodutora de som e vídeo, e de disquetes) e por ser um mineral acessório de inúmeras rochas, máficas, como basalto1,2 , anfibolito3 e tufito4,5 , e não-máfica, como esteatito6,7 (pedra-sabão).

A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 26,7% de ferro e 72,4% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico20 .

A magnetita é a pedra-imã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússolas.

A magnetita é a fonte mais valiosa entre os minérios de ferro. É encontrada, como pequenos grãos, disseminada nas rochas ígneas e metamórficas.

Objetivo

Síntese de polímeros e magnetita.

Materiais e Reagentes

 Magnetita - materiais

Espátula e pinça Balão volumétrico de 100mL

Bastão de vidro Balança

Sistema de filtração a vácuo e papel de filtro

Pisseta com água destilada

Proveta de 100mL

 Magnetita - reagentes

Hidróxido de amônio

Sulfato férrico Sulfato ferroso

Solução 0,1M de NaOH Solução de 0,1M de HCL

Glicerina

Parte 1 – Magnetita

Procedimento Experimental

1.Pesou-se numa balança um béquer de 100ml e adicionou-se 5,26g de Sulfato Ferroso e 8,68g de Sulfato férrico. Transferiu-se quantitativamente para um béquer de 500ml, preparou-se uma solução com volume de 400ml.

2.Transferiu-se para uma proveta de 100ml da solução de hidróxido de amônio preparada anteriormente. Adicionou-se todo o conteúdo da proveta no béquer que contém a solução dos íons ferro, homogeneizou-se o sistema e deixou decantar por 15 minutos(até tempo necessário).

3. Montou-se um sistema de filtração a vácuo. Procedeu-se a filtragem do material decantado com o auxílio de uma pinça, transferiu-se a magnetita obtida para uma placa petri até que secou-se em estufa a 40ºC.

Materiais e Reagentes

 Baquelite - materiais

Béquer Bastão de vidro

Vidro pequeno

 Baquelite - reagentes

Fenol Formol

NaOH

Parte 2 – Baquelite

Procedimento Experimental

1. Colocou-se num béquer 25,0g de fenol; 50ml de formol e 3ml de NaOH 40%.

2. Aqueceu-se suavemente o conteúdo do béquer(usou-se a capela com o exaustor ligado). No decorrer do aquecimento a mistura adquiriu uma coloração vermelha, tornou-se viscosa. Após 60-75 min de aquecimento, o conteúdo do béquer focou tão viscoso que as bolhas subiram para a superfície. Retirou-se do aquecimento e derramou imediatamente a massa viscosa no molde.

3. Limpo-se imediatamente o béquer e o bastão de vidro com uma solução de NaOH 40%. Caso não fosse procedida esta limpeza imediatamente, seria difícil remover o produto.

4. Para completar a reação, colocou-se o molde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com