TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Da POL ( Sacarose Aparente)

Trabalho Universitário: Determinação Da POL ( Sacarose Aparente). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  2.504 Visualizações

Página 1 de 5

DETERMINAÇÃO DA POL OU SACAROSE APARENTE

1 - Fundamentação teórica

Os açúcares são da família dos carboidratos e são definidos como polihidróxidos ou cetonas e seus derivados. Os açucares estão divididos em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos constituem o grupo que apresentam apenas uma unidade polihidroxialdeídica ou cetônica. O açúcar mais conhecido do tipo monossacarídeo é o D-glucose de onde muitos outros são derivados. É o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose.

Os oligossacarídeos contêm de duas a dez unidades monosacarídicas unidas em ligação glicosídica. Os polissacarídeos contêm muitas unidades monossacarídicas unidas em longas cadeias lineares ou ramificadas. Possuem duas funções biológicas principais: armazenadora de combustível e como elementos estruturais.

Uma das características dos monossacarídeos é serem açúcares redutores e não redutores. Os redutores, que são mais comuns, são capazes de reagir como agentes oxidantes, devido à presença em sua molécula de grupos aldeídos ou cetonas livres ou potencialmente livres. As propriedades redutores desses açúcares podem ser comprovadas pela sua capacidade de reduzir íons metálicos, especialmente de cobre e prata, em solução alcalina. A solução de Benedict é um reagente comumente usado na detecção de açúcares redutores. Nesse reagente, íons de Cu+2 é reduzido, o Cu+ resultante é menos solúvel e precipite-se da solução alcalina sob forma de Cu2O, um sólido amarelo ou vermelho. O açúcar redutor, por sua vez, é oxidado, quebrado e polimerizado na solução alcalina de Benedict.

Outro reagente utilizado é o Fehling. Este reagente é composto de Solução A + Solução B, onde a Solução A tem Sulfato de Cobre e a Solução B possui NaOH + Tartarato de Sódio. Durante a titulação com o regente de Fehling, o Cobre passa de Cu+2 para Cu+1, causando a mudança de cor, ou seja, de azul para vermelho.

Os monossacarídeos podem ser oxidados por agentes oxidantes relativamente suaves tais como os íons férrico e cúprico. O carbono do grupo carbonila é oxidado a ácido carboxílico. A glicose e outros açucares capazes de reduzir os íons férrico ou cúprico são chamados de açucares redutores. Esta propriedade é útil na analise dos açucares; ela é a base da reação de Fehling, um teste qualitativo para a presença de açucares redutores. É, também, possível dosar a concentração de um açúcar redutor pela medida de quantidade de agente oxidante que é reduzido pela solução deste mesmo açúcar.

A solução de Fehling é uma solução que se utiliza das reações de óxido redução para determinar o teor de açucares redutores em uma amostra desconhecida.

# POLARIZAÇÃO

A polarização é a porcentagem em peso de sacarose aparente contida em uma solução açucarada, determinada pelo desvio provocado pela solução no plano da luz polarizada.

A calibração do polarímetro deve ser feito:

Acerto do zero - O polarímetro estará corretamente acertado a zero quando ao introduzir-se água destilada no tubo polarimétrico a leitura for zero. Caso tal não se verifique, será necessário ativar os mecanismos de reposição de zero componentes do próprio polarímetro.

Calibração da escala de leitura - As leituras efetuam-se por introdução da solução a analisar no tubo polarimétrico, tendo-se o cuidado de que a quantidade de solução a introduzir seja suficiente para encher a totalidade do tubo. A leitura será válida quando, após introduções sucessivas, o polarímetro exibir resultados iguais ou com diferenças não superiores à precisão de leitura do instrumento.

Não se devem formar bolhas de ar que podem invalidar a leitura.

A calibração deverá ser efetuada mediante o uso de uma solução de sacarose pura, com titulo conhecido e sempre dentro da gama de leituras prevista.

As partes efetuarão tantos controles quantos os considerados necessários à calibração do polarímetro.

A sacarose tem poder rotatório específico de {a}D²°= +66,5°.

2 - Objetivos

Determinação da polarização (POL) das moléculas da sacarose no caldo-de-cana..

4 – Materiais e Reagentes

• Materiais

 2 balões volumétricos de 50 mL

 2 balões volumétricos de 100 mL

 Bastão de vidro

 2 bequer de 50 mL

 1 bequer de 25 mL

 1 bequer de 100 mL

 1 erlenmeyer de 250 mL

 2 pipetas volumétricas de 1 mL

 1 pipeta volumtrica de 5 mL

 1 pipeta volumétrica de 50 mL

 Polarimetro

• Reagentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com