TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TITULAÇÃO POR OXIRREDUÇÃO (PERMANGANOMETRIA)

Por:   •  30/10/2022  •  Artigo  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO N. SRA. DO PATROCÍNIO - ENGENHARIA QUÍMICA.

QUIMICA ANÁLITICA EXPERIMENTALII

[pic 1]

RELATÓRIO 4

TITULAÇÃO POR OXIRREDUÇÃO (PERMANGANOMETRIA)

ALISON PEREIRA

MARIA EDUARDA

PATRÍCIA DE FÁTIMA

VITÓRIA GABRIELE

SALTO

2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO N. SRA. DO PATROCÍNIO ENGENHARIA QUÍMICA

QUIMICA ANÁLITICA EXPERIMENTALII

[pic 2]

RELATÓRIO 4

TITULAÇÃO POR OXIRREDUÇÃO (PERMANGANOMETRIA)

Relatório de atividade

Prática laboratorial de Química

Analítica Experimental, sobre.

Análise instrumental para o Centro

Universitário Nossa Senhora do

Patrocínio.

Professor (a): Valéria Stephanny Oliveira Amorim

SALTO

2022

Sumário:

1.        Introdução        3

2.        Fundamentação Teórica        5

3.        Metodologia        6

3.1        Materiais utilizados        6

3.2        Preparação das soluções        6

3.3        Padronização do titulante        7

3.4        Titulação para determinação de água oxigenada.        9

4.        Discussão        11

5.        Conclusão        12

6.        Bibliografia        13


  1. Introdução

O peróxido de hidrogênio também conhecido comercialmente como água oxigenada é um líquido claro de fórmula química (HO). Tal substância pode apresentar teores que variam de 3% a 30%, que corresponde a variação de 10 a 100 volumes, sendo a nomenclatura “volumes” relacionada ao volume de Oxigênio (0) produzido quando a solução é decomposta por ebulição. O peróxido de hidrogênio por ser um agente oxidante, ou seja, por provocar a oxidação através de sua própria redução, acaba por envolver uma reação de oxirredução em meio ácido para a determinação de seu teor em água oxigenada comercial.

 O método para garantir se as concentrações estão dentro das permitidas é a titulação por oxirredução. A titulação de oxirredução é uma das técnicas muito utilizadas dentro da química analítica por ser uma técnica simples, pois ela permite determinar a concentração de uma substância. A permanganometria é uma técnica que consiste na utilização de permanganato de potássio KMnO como titulante. Uma das vantagens dessa técnica é o KMnO ser um oxidante forte e quantificar várias espécies além de dispensar o uso de um indicador de cor, já que este possui a cor roxa. Já a sua principal desvantagem é por não ser padrão primário, ou seja, deve-se fazer uma filtração e retirar o dióxido de manganês.

O objetivo dessa prática foi à determinação da concentração de água oxigenada nos volumes de, 10 e 30 através da permanganometria, para analisar se as concentrações das marcas comercializadas estão dentro do padrão especificados, 3% para 10 “volumes” e 9% para 30 “volumes”.


  1. Fundamentação Teórica

O processo de volumetria por oxirredução está diretamente ligado a uma análise quantitativa volumétrica que é capaz de realizar reações de oxido redução, ou seja, transferência de elétrons com variação do nox (Número de oxidação) das substancias envolvidas no processo. A reação de oxidação está relacionada com a perda de elétrons, acontecendo então com um agente redutor, já que esse excede elétrons e se oxida, por outro lado, a reação de oxidantes que são os que recebem os elétrons cedidos e no fim se reduzem.

Tal processo de oxirredução faz a utilização de indicadores que mudam de cor em função do estado oxidado ou reduzido. De acordo com a seguinte equação.                                                                            

Indicador (oxidante – cor A) + Xe- → Indicador (redutor cor B)

No experimento, que tinha como objetivo a determinação da concentração da água oxigenada em volumes variados 10 a 100 “volumes, fez o uso de um indicador especifico, denominado como processo de permanganimetria. A permanganimetria consiste no uso da solução de permanganato de potássio, com a intenção de determinar as substancias que são oxidáveis para um determinado reagente, estando este em meio ácido, alcalino ou neutro. O uso do permanganato de potássio como indicador se dá ao fato desse apresentar forte coloração roxa em sua forma oxidada e por apresentar em sua fase de redução uma característica incolor, na qual é reduzido a Mn2+ incolor, conforme a equação a seguir:

MnO4- + 8H+ + 5e- → Mn2+ + 4H2O

O processo de indicador facilita então a realização de titulações em solução ácida, por apresentar a sua fase incolor no seu produto Mn2+, então o final de sua titulação é dado quando há a primeira aparição da coloração rosa-pálida do elemento MnO4-, responsável pela cor.

Assim aferem-se as soluções de permanganato de potássio com padrão primário, dentro os quais se destaca o oxalato de sódio (Na2C2O4), que reduz o oxidante conforme a equação:

2MnO4- +16H+ + 5C2O42- → 2Mn2+ + 10CO2 + 8H2O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (588.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com