TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TITULAÇÃO DE ÓXIDO-REDUÇÃO E PERMANGANOMETRIA E TEOR DE H2O2 EM ÁGUA OXIGENADA

Monografias: TITULAÇÃO DE ÓXIDO-REDUÇÃO E PERMANGANOMETRIA E TEOR DE H2O2 EM ÁGUA OXIGENADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  3.919 Palavras (16 Páginas)  •  6.485 Visualizações

Página 1 de 16

MEU COLÉGIO

BRUNA CUNHA CLARO

ELIZABETE ALMEIDA DE BRITO

JAQUELINE FERREIRA DE MELO

VALÉRIA MADRUGA GUERREIRO

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

TITULAÇÃO DE ÓXIDO-REDUÇÃO E PERMANGANOMETRIA E TEOR

DE H2O2 EM ÁGUA OXIGENADA COMERCIAL, UTILIZANDO

SOLUÇÃO PADRÃO DE KMnO4

COSMÓPOLIS

26/05/2014

1. INTRODUÇÃO

A permanganometria é o método titulométrico mais importante de óxido-redução que usa como reagente titulante o permanganato de potássio, agente oxidante poderoso. As soluções com essa substância possuem coloração violeta intensas; na maioria das titulações o ponto final é detectado pela coloração do íon permanganato dispensando, portanto, o uso de indicadores. Geralmente as titulações com permanganato de potássio são feitas em soluções ácidas, mas algumas substâncias são mais facilmente oxidadas em meio neutro ou alcalino. Uma das desvantagens da permanganometria é o fato do permanganato de potássio não apresentar as características de padrão primário. Em solução sofre auto decomposição com desprendimento de oxigênio.

O padrão primário a ser utilizado é o oxalato de sódio (Na2C2O4) cuja massa molar é 134,02 g/mol.

O meio ácido deverá ser sempre formado com ácido sulfúrico, que é o mais apropriado, porque não reage com o permanganato em solução diluída.

Como o permanganato de potássio é um poderoso oxidante, suas soluções são de grande valor para as determinações titulométricas.

Sabe-se que peróxido de hidrogênio (H2O2) é encontrado na forma de solução aquosa, conhecido popularmente como “água oxigenada”, e são classificados conforme a concentração. Nos rótulos comercializados geralmente aparece a indicação do tipo de volumes: 10, 20, 30 - onde quanto maior o volume, mais concentrada é a solução. Quando a concentração de peróxido de hidrogênio for muito alta (100 volumes) a solução será do aspecto viscoso. Neste caso é usada em laboratórios e indústrias, se a concentração for 10 volumes será utilizado para ferimentos externos como agente bactericida, pois possui ação antisséptica. Em decomposição do H2O2, os átomos de oxigênio são altamente reativos.

As concentrações de H2O2 são determinadas em relação ao volume de O2(g) liberado por unidades de volume da solução. Por exemplo, uma água oxigenada de concentração 10 volumes libera 10 mililitros de O2(g) por litro de solução.

O peróxido de hidrogênio é um agente oxidante, onde, quando utilizado o mesmo para uma análise volumétrica, tem-se uma reação de oxidação e redução. Os agentes oxidantes e redutores devem ser estáveis no solvente usado – geralmente água – e a substância que se deseja determinar deve estar em um estado de oxidação definido e estável, antes de se iniciar a titulação.

A determinação de peróxido de hidrogênio em água oxigenada comercial, é feita a partir de determinações permanganométricas. Onde este método envolve uma reação de oxirredução em meio ácido, reduzindo os íons MnO4- a Mn2+.

2. OBJETIVO

Preparar solução padrão de KMnO4 para ser utilizada em titulação de óxido-redução e teor de H2O2 em água oxigenada comercial.

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS E REAGENTES

Ácido Sulfúrico concentrado

Água oxigenada de farmácia (20vol.)

Argola

Balança analítica

Balão volumétrico de 500mL

Bico de Bunsen

Bureta de 50 mL

Erlenmeyer de 250 e 500 mL (02)

Filtro de papel

Funil analítico

KMnO4

Oxalato de sódio

Solução aquosa de ácido sulfúrico (diluição de 1 para 5).

Solução padronizada de KMnO4 (0,02 mol/L)

Tela de amianto

Tripé

4. PROCEDIMENTOS

4.1. Preparação de solução de KMnO4 0,02 mol/L:

Pesou-se 0,8022g de KMnO4 em um béquer de 50mL e transferiu-se o mesmo para um erlenmeyer de 500mL, em seguida completou-se com 250mL de água destilada, cobrindo o mesmo com um béquer de 250mL, sendo a solução aquecida por 30 minutos, após deixando a mesma esfriar até a temperatura ambiente e, em seguida filtrou-se a mesma com o auxilio do filtro de papel. Após, transferiu-se a solução resultante para um frasco âmbar extremamente limpo e rotulou-se.

Na oportunidade, se esclarece que ao aquecer a solução de KMnO4 em um balão de 250mL, houve uma perda de H2O em virtude de seu aquecimento, sendo portanto necessário a complementação deste volume com água destilada até o menisco.

4.2. Padronização da solução de KMnO4 com oxalato de sódio:

Ambientou-se a bureta com 50 mL da solução de KMnO4, em seguida retirou-se a bolha de ar presente e completou-se até o menisco.

Pesou-se 0,25g de oxalato de sódio num béquer de 50 mL, em seguida transferiu-se para um erlenmeyer de 250 mL. Dissolveu-se o sal com 60 mL de água destilada, adicionando-se 15 mL de H2SO4 concentrado. Em seguida aqueceu-se a solução resultante ate cerca de 90°C.

Realizou-se o experimento em triplicata.

4.3. Determinação do teor de H2O2 em água oxigenada comercial:

Primeiramente, transferiu ¬- se 25 ml de água oxigenada comercial (H2O2) e transferiu-se para o balão volumétrico de 500 ml. Ambientou – se a bureta de 50 mL com uma pequena quantidade da solução padrão KMnO4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com