TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um método para purificar um composto de nióbio

Artigo: Um método para purificar um composto de nióbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  289 Visualizações

01 – Como é purificado

Um método para purificar um composto de nióbio caracterizado pela cristalização do composto nióbio.

Exemplos de solvente incluem óxido de nióbio e ácido fluorídrico, especialmente um possuindo um teor de água de 80% em peso ou menor. Assim, um composto de nióbio e/ou um composto de tântalo podem ser facilmente purificados em custo baixo.

02- Onde é encontrado

O nióbio ocorre na natureza na forma de sais complexos, os minérios são em número de aproximadamente de 100. Os minérios de maior interesse são:

• Columbita, que é um sal onde ocorre o Nb e o Tântalo, com a formula geral: (Fe, Mn).

(Nb, Ta)2 O6, 40 – 75% Nb2C5 e 1 – 42% de Ta 2 O6. O peso especifico desta série varia entre 5,3 – 8,0, sendo denominado tantalita misturas com pesos específicos maiores que 6,6.

• Pirocloro, o Pirocloro tem a seguinte formula geral: (Na,Ca)2 (Nb,Ti)2 (O,F)7 47 – 70% Nb2 O5 0,2 – 2%TaO5. Estes são os minérios de maior interesse comercial, entre outros pode ainda ser citado, a SAMARSKITA que é um composto Nióbio – Tântalo de terras raras contendo urânio, a microlita, tantalato de cálcio e sódio; a djalmita variedade da microlita, encontrada na área de São João Del Rei, Fergunsonita-Nióbio- Tantalato de terras raras e outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com