TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso adequado de agroquímicos

Artigo: Uso adequado de agroquímicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  Artigo  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Poluição por agroqímicos: Os agricultores devem dar destino correto

O uso indiscriminado de agroquímicos tem crescido significativamente entre os produtores rurais ao longo da evolução da produtividade agrícola.

Pesquisas recentes já são capazes de mostrar a quantidade de substâncias tóxicas nos alimentos. Outras apontam para o número de enfermidades causadas pelo uso abusivo de pesticidas, herbicidas, entre outros “remédios” que prometem “salvar” a produção agrícola. As consequências do uso destes recursos na agricultura vai muito além da agilidade produtiva, boa aparência ou “qualidade” dos produtos exigida no mercado.

As contaminações no solo e organismo são inevitáveis, assim como o não uso de agroquímicos. De fato a economia rural hoje é totalmente dependente deste tipo de recurso e por mais que se tenha conhecimento dos problemas causados por eles é praticamente impossível que se trabalhe sem o mesmo.

Pelos motivos mencionados é mais do que necessário o uso consciente e o destino correto das embalagens dos agroquímicos. “Nos deparamos com muitos agricultores que, para acelerar o processo de colheita, acabam fazendo uso de agroquímicos, mesmo não precisando naquele momento. É em virtude desse uso desordenado que o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) já está planeando a aplicação orientada por técnicos agrícolas para ‘organizar’ esses produtos, assim como sua forma de uso na agricultura, mas não há previsão de quando é que isso irá acontecer. Então por enquanto, podemos contar apenas com o bom senso dos agricultores”.

A Tríplice Lavagem, método exigido por lei, além de possibilitar o reaproveitamento das embalagens de agroquímicos e não permitir maiores contaminações, também auxilia o produtor até mesmo financeiramente. “Caso o produtor não realize a limpeza, estes materiais não poderão ser reciclados e são encaminhados para incineração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com