TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso adequado dos instrumentos de percussão na liturgia

Por:   •  24/11/2016  •  Artigo  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 9

O uso adequado dos instrumentos de percussão na ação litúrgica

Pedro Botelho[1]

Resumo: O artigo analisa o uso adequado dos instrumentos de percussão na ação litúrgica.  Primeiramente apresenta o contexto da introdução destes instrumentos na liturgia universal e brasileira. Logo após, fazemos uma análise bíblica, onde constatamos a presença destes instrumentos na Sagrada Escritura. A parte central do artigo é um exame do estudo 79 publicado pela CNBB, onde relacionamos o estudo aos instrumentos de percussão. Concluindo, fazemos algumas considerações quanto ao uso destes instrumentos.

Palavras-chave: Instrumentos de percussão, música, liturgia, ação litúrgica, bateria, CNBB, Bíblia, pós-concílio, uso adequado, quaresma, advento.

  1. Permissão quanto ao uso de instrumentos de percussão na Liturgia.

Segundo a Constituição conciliar Sacrosanctum Concilium, publicada após o Concilio Vaticano II, a Igreja Católica permite o uso de outros instrumentos musicais, desde que não firam a dignidade do templo e da ação litúrgica.

Tenha-se em grande apreço na Igreja latina o órgão de tubos, instrumento musical tradicional e cujo som é capaz de dar às cerimonias do culto um esplendor extraordinário e elevar poderosamente o espírito para Deus. Podem utilizar-se no culto divino outros instrumentos, segundo o parecer e com o consentimento da autoridade territorial competente, conforme o estabelecido nos art. 22 § 2, 37 e 40, contanto que esses instrumentos estejam adaptados ou sejam adaptáveis ao uso sacro, não desdigam da dignidade do templo e favoreçam realmente a edificação dos fiéis. (SC 120).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, em seu estudo 79, vem ao encontro deste documento (SC), afirmar que é permitido o uso destes instrumentos, com a ressalva de se fazer necessário a observação do contexto da comunidade.

O uso de determinados instrumentos na liturgia vai depender do contexto no qual se insere a comunidade celebrante: se um instrumento consegue integrar-se na liturgia, especialmente no acompanhamento do canto dos fiéis. Vale lembrar que os documentos da Igreja abriram espaço para uma inculturação dos instrumentos musicais.  (Estudos da CNBB; 79, 1999, p. 51).

        Dessa forma, interpreta-se que o uso dos instrumentos de percussão é permitido em nossa realidade comunitária, pois além de estarem citados na sagrada escritura, estão enxertados desde o principio na cultura brasileira, graças a influência do povo indígena e africano, que mesmo antes do início desta nação, se faziam, e ainda se fazem, presentes em nosso território.

2. Os instrumentos de percussão presentes na Sagrada Escritura.

“Os instrumentos de percussão, tambores e seus congêneres, gozam de imenso respaldo tanto na tradição bíblica quanto, muito especialmente entre nós, nas tradições ibérica, indígena e africana;” (Estudos da CNBB; 79, 1999, p. 51).

Muito antes do nascimento de Jesus Cristo, os instrumentos de percussão eram utilizados pelo povo para louvar e bendizer a Deus. Podemos encontrar diversas citações bíblicas contendo esses instrumentos. Dentre essas citações podemos destacar o salmo 150. Onde o Salmista louva ao Senhor ao som da trombeta, lira, cítara, tímpanos (tipo de tambor) e com címbalos sonoros (dois pequenos pratos ligados a um cordão). Sendo assim, interpreta-se que esses instrumentos, desde o princípio da história de nossa fé, foram e são utilizados para expressar grande louvor a Deus.

1Aleluia. Louvai o Senhor em seu santuário, louvai-o em seu majestoso firmamento.2Louvai-o por suas obras maravilhosas, louvai-o por sua majestade infinita.3Louvai-o ao som da trombeta, louvai-o com a lira e a cítara.4Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta.5Louvai-o com címbalos sonoros, louvai-o com címbalos retumbantes. Tudo o que respira louve o Senhor!(Salmo 150).

Tendo em vista a Sagrada Escritura, podemos encontrar outras citações envolvendo esse tema. Como por exemplo, no livro do Êxodo, em seu décimo quinto capítulo, dos versículos 19 a 21, em que o autor relata a fuga do povo de Israel para a terra prometida; Onde neste trecho a profetiza Maria, tocava seu tamborim acompanhada de todas as mulheres, que tocavam também este instrumento.

Enquanto elas dançavam e tocavam tamborim, a profetiza entoava um cântico. Embasados biblicamente, podemos notar através desse versículo que os instrumentos de percussão podem ser usados para acompanhar o canto.

19Os cavalos do faraó, com efeito, entraram no mar com seus carros e seus cavaleiros, e o Senhor os envolveu nas águas, enquanto os israelitas passaram a pé enxuto o leito do mar.20A profetisa Maria, irmã de Aarão, tomou seu tamborim na mão, e todas as mulheres seguiram-na dançando com tamborins.21Maria as acompanhava entoando: “Cantai ao Senhor, porque fez brilhar a sua glória, precipitou no mar cavalos e cavaleiros!(Êxodo 15, 19-21).

Seguindo o mesmo tema, podemos encontrar dois versículos: O primeiro encontra-se no sexto capítulo (versículo 5) do segundo livro de Samuel. “Davi e toda a casa de Israel dançavam com todo o entusiasmo diante do Senhor, e cantavam acompanhados de harpas e de cítaras, de tamborins, de sistros e de címbalos.” O segundo encontra-se no vigésimo primeiro capítulo (versículo 12) do livro de Jó onde as pessoas “Cantam ao som do pandeiro e da cítara, divertem-se ao som da flauta.”

Novamente podemos notar através desses versículos que os instrumentos de percussão podem ser usados para acompanhar o canto.

3. Os instrumentos de percussão presentes nos estudos das conferencias episcopais locais.

Graças ao parágrafo 120 da Sacrosanctum Concilium (citado anteriormente), a Igreja da abertura ao uso de outros instrumentos musicais na ação litúrgica. O órgão de tubos continuou sendo o instrumento oficial, porem muitos instrumentos foram incorporados e inculturados em nossa realidade. Coube então a CNBB em 1999 publicar um subsidio abordando a música litúrgica no Brasil (Estudo 79), pois o documento 7 estava ultrapassado.

À luz da constituição conciliar, o estudo 79 nos revela que possui grande apresso pelo uso de novos instrumentos musicais e ressalta sua grande importância. Além de serem usados para sustentar o canto (sua função principal), podem proporcionar momentos de forte espiritualidade. O estudo também convoca todos os instrumentos a fazerem parte dessa missão. Sendo assim, podemos incluir os instrumentos de percussão nessa atividade.

A linguagem musical dos instrumentos tem seu lugar e importância na celebração da fé, não somente enquanto acompanha, sustenta e dá realce ao canto, que é sua função principal, mas também por si mesma, ao proporcionar ricos momentos de prazerosa quietude e profunda interiorização ao longo das celebrações, proporcionando-lhes assim maior densidade espiritual. Instrumentos de todo o tipo estão sendo convocados a prestar esse serviço, contanto que se leve em conta o gênio e as tradições musicais de cada cultura, a especificidade de cada ação litúrgica e a edificação da comunidade orante. (Estudos da CNBB; 79, 1999, p. 41).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (303 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com