TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidro em laboratório de química

Projeto de pesquisa: Vidro em laboratório de química. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

“VIDRARIAS”

OBJETIVO

Este relatório tem por objetivo apresentar as vidrarias mais utilizadas no laboratório de química e demais assuntos pertinentes ao tema.

2 – INTRODUÇÃO

As vidrarias são uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro. Essas peças são normalmente usadas nas diversas práticas do dia-a-dia de um químico (ou biólogos, farmacêuticos, entre outros). Muitas peças de vidraria são produzidas em vidro borossilicato, por agregar à peça, a resistência ao choque térmico e melhorar a resistência mecânica e aos químicos. Em algumas aplicações, como, por exemplo, no armazenamento de produtos, é utilizado o vidro escurecido para minimizar os efeitos da exposição de seu conteúdo à luz.

As qualidades mais apreciadas do vidro são:

- transparência perfeita;

- boa resistência química;

- resistência térmica razoável, até 300 °.

O vidro apresenta as seguintes limitações:

- fragilidade;

- sensibilidade a choques térmicos;

- deformação, amolecimento ou derretimento a temperaturas elevadas (acima de 400 °).

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS

Abaixo será descrito os materiais utilizados para técnicas de vidrarias.

TUBO DE ENSAIO

Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, são utilizados para realizar reações químicas de pequena escala. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen.

PISSETA OU FRASCO LAVADOR

É um recipiente de uso laboratorial no qual se armazena compostos de diversas naturezas. Normalmente utiliza-se a pisseta para pôr água destilada ou água desmineralizada. Seu uso destina-se em laboratórios para descontaminação, lavagem de materiais ou utensílios de laboratório em geral.

ERLENMEYER

O balão de Erlenmeyer é um frasco de vidro ou plástico que leva o nome do químico alemão Emil Erlenmeyer. Sua utilização é vasta, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução.

BÉQUER

Béqueres são geralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico em sua parte superior. É usado em reações, dissolução de substâncias, aquecimentos de líquidos, etc. Para levá-lo ao fogo, usa-se um tripé com proteção da tela de amianto.

PIPETA VOLUMÉTRICA

Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.

PIPETA GRADUADA

Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida e não apresenta precisão na medida.

BALÃO VOLUMÉTRICO

O balão volumétrico ou balão graduado é um frasco utilizado para preparação e diluição de soluções com volumes precisos e pré-fixados. Possui um traço de aferição no gargalo. Os balões volumétricos podem ter volumes entre 5 ml e 10ml.

PIPETADOR OU PÊRA

Serve para ser acoplado em pipetas, auxiliando na técnica de pipetar líquidos. Ajuda a "puxar" e "expelir" o líquido.

CÁPSULA DE PORCELANA

Empregada para a fusão de materiais sólidos e ceras. Apresenta paredes finas que não resistem ao atrito, não devendo ser utilizada na preparação de fórmulas farmacêuticas. Usada em evaporações, dissoluções a quente, calcinação, secagem e aquecimentos.

BASTÃO DE VIDRO

O bastão de vidro é utilizado para agitar substâncias facilitando a homogeneização. Auxilia também na transferência líquido de um recipiente para outro.

ESPÁTULA

É usada para transferir substâncias sólidas, especialmente em pesagens. Pode ser fabricada em aço inoxidável, porcelana e plástico.

BICO DE BUNSEN

É a fonte de aquecimento mais empregada em laboratório. Apresenta uma base, um tubo cilíndrico, um anel móvel e uma válvula. Para se fazer um bom aquecimento deve-se regular a entrada de ar através do anel móvel. A chama do bico deve ser a azul (oxidante), pois não deixa resíduos nos materiais.

PRENDEDOR OU PINÇA DE MADEIRA

Ao contrário do que parece, este instrumento não é um prendedor de roupas! Ele é usado para manipular objetos quentes, mais precisamente tubos de ensaio aquecidos.

FUNIL DE VIDRO

Usado em transferências de líquidos e em filtrações de laboratório, isto é na separação das fases de misturas heterogêneas.

PROVETA

Usada para medidas não rigorosas de volumes líquidos. As provetas apresentam capacidade que variam de 5 a 2000 ml ou mais. São mais exatas que os copos graduados.

SUPORTE UNIVERSAL

Utilizado em operações como: Filtração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com