TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Atividade - Ciclos Globais do Carbono

Por:   •  25/6/2019  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade - Ciclos Globais do Carbono

O elemento carbono é fundamental para os organismos vivos, pois cerca de 18% do nosso corpo é formado por átomos de carbono. Esse elemento é encontrado, na atmosfera, sob a forma de dióxido de carbono, o mesmo que é liberado na respiração dos seres vivos, na decomposição e na combustão. Sendo assim, esse ciclo é composto por retiradas e devoluções desse composto no meio ambiente.

O primeiro e o segundo ciclo das imagens possuem os mesmo valores, sendo representados apenas de maneiras diferentes, isso se deve-se, principalmente, pela utilização de gigatoneladas. O segundo e o terceiro ciclo possuem a mesma representação, mas a única diferença é a unidade de medida utilizada. Somente o terceiro se diferencia dos demais, pois contém a influência da atividade vulcânica.

Sendo assim, esse terceiro ciclo é o mais completo, entre todos os apresentados, pois há uma representação mais detalhada e realista da ação antropogênica neste ciclo biogeoquímico, além de mostrarem os valores aproximados, que podem variar, sendo não fixos.

Todos esses ciclos apresentados são confiáveis, pois foram desenvolvidos a partir de estudos científicos e diversos artigos. As diferenças não comprometem a veracidade desses ciclos, pois só mudam as interpretações, a agrupação dos dados e as unidades de medida.

As contribuições antropogênicas podem causar grandes consequências para a nossa vida, pois é interessante notar que as atividades antrópicas lançam, anualmente, cerca de 5.5 Gt de Carbono na atmosfera, além disso, as atividades humanas influenciam diretamente no ciclo global do carbono, porque essas atividades potencializam o aumento das concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, o que modifica o sistema climático global, aumentando a temperatura do planeta.

Existem diversos cenários para a evolução temporal da quantidade de carbono na atmosfera, pois além de todas as atividades já citadas existem outros diversos modos de fixar esse carbono na atmosfera, como pelas atividades vulcânicas. Alternativas foram criadas para solucionar esse problema, como a neutralização do carbono a partir do plantio de árvores, uma vez em que a mesma é capaz de fixar esse gás diretamente da atmosfera.

Outro cenário, um tanto quanto assustador, é a possibilidade de não conseguirem neutralizar todo esse carbono, pois desde a Revolução Industrial as atividades antropogênicas têm jogado gigantes quantidades de carbono na atmosfera, assim, atualmente, temos praticamente o dobro de quantidade de moléculas de dióxido de carbono (CO2) do que havia no século XIX.

Portanto, não podemos ter uma conclusão muito direta e específica sobre o futuro do carbono na atmosfera, pois a capacidade que um determinado sistema tem de fixar esse elemento varia entre as diversas áreas de uma floresta e entre os diversos ecossistemas existentes em cada região, sendo assim dependentes das condições climáticas, do tipo de solo, das espécies existentes neste local e dos eventos de perturbação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com