TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações básicas para o bom desenvolvimento do processo de seleção de pessoal

Ensaio: Orientações básicas para o bom desenvolvimento do processo de seleção de pessoal. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Ensaio  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1 .0,2 em 0,2 pontos

Correta Nas últimas duas décadas, os líderes empresariais não conseguiram compreender o significado do conhecimento como força propulsora do sucesso organizacional. É fato que o sucesso da maioria das organizações depende da capacidade intelectual de um número relativamente pequeno e altamente preparado de trabalhadores do conhecimento. São eles os talentos capazes de planejar, projetar, organizar, liderar, gerir, analisar, decidir, inovar, ensinar, aconselhar e assim por diante.

Dentre os fatores responsáveis pela re-significação do diploma universitário e pela ascensão profissional e social do novo profissional no mercado atual, destacam-se: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: d.

A conscientização da necessidade de educação permanente.

Resposta Correta: d.

A conscientização da necessidade de educação permanente.

Feedback da resposta: O mercado atual exige a conscientização da necessidade de educação contínua e a preparação para como lidar com os desafios de sua rotina profissional. Para que o profissional possa ingressar e/ou se manter no mercado são necessárias criatividade, adaptabilidade, flexibilidade e autodidatismo.

. Pergunta 2 .0,2 em 0,2 pontos

Correta “A cada ano transformações mundiais associadas ao comportamento humano e às inovações tecnológicas estão se acelerando, forçando as organizações a se inserirem em processos de mudanças, visando a competitividade no mercado globalizado. É de fundamental importância que se compreenda a mudança como um processo dinâmico, que deve ser planejado, organizado e conduzido com muito cuidado para produzir resultados claramente definidos em curto, médio e longo prazos. Quanto mais se retarda a decisão de mudar, mais complicado e difícil se torna o processo.” (fonte: Américo Germano in: http://www.comicro.org.br). Das situações abaixo, qual das alternativas melhor caracteriza as organizações em mudança? Assinale a alternativa correta

Resposta

Resposta Selecionada: e.

A ênfase na hierarquia é reduzida, aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores, destacando o desenvolvimento de competências.

Resposta Correta: e.

A ênfase na hierarquia é reduzida, aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores, destacando o desenvolvimento de competências.

Feedback da resposta: Com a competitividade entre as empresas, agora em nível global, as empresas passaram a rever seus processos, fluxo de trabalho, reduziram níveis hierárquicos e passaram a investir no capital humano como forma de sobreviverem e tornarem-se mais competitivas. Deste modo, cargos com maiores qualificações são criados, em substituição a outros que são extintos, como por exemplo, datilografo.

. Pergunta 3 .0,2 em 0,2 pontos

Correta Russ McDonald concluiu seu MBA na Universidade de Michigan em 1971. Russ começou sua carreira na GM como analista de custos na divisão Fisher Body da empresa em Detroit. A partir daí, ele foi sendo promovido para uma longa sequência de cargos de crescente responsabilidade. Na ocasião de seu vigésimo aniversário na empresa, ele foi promovido a diretor assistente do departamento financeiro.

A lentidão de resposta às mudanças por parte da GM resultou em um sério prejuízo à posição da empresa no mercado, caindo de praticamente um em cada dois carros novos vendidos no país para um em cada quatro. A GM fechou unidades ineficientes, reorganizou divisões, introduziu novas tecnologias de produção e fez grandes cortes de pessoal. O cargo de Russ McDonald foi eliminado menos de um ano antes de completar vinte e cinco anos de casa. Foi dada a ele a opção de uma aposentadoria antecipada. Ele aceitou a oferta da empresa.

Desempregado há 30 meses, ele havia respondido a dezenas de anúncios, enviado mais de 200 currículos, conversado com diversos escritórios de colocação de pessoal e gasto mais de sete mil dólares com consultoria para recolocação. Tudo em vão. Sua experiência e perfil não tinham mais valor no mercado atual.

No que se refere ao perfil do novo profissional, pode-se afirmar que ele deverá ser: Assinale a alternativa INCORRETA.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.

Resposta Correta: b.

Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.

Feedback da resposta: Além de características como: flexibilidade, criatividade, intuição, trabalho em equipe, dentre outras, o profissional deve ter iniciativa e estar tão preocupado com o seu aprendizado quanto com o da organização, uma vez que a falta de preparo pessoal contribuirá para o fracasso das tentativas de construir um aprendizado permanente na organização.

. Pergunta 4 .0,2 em 0,2 pontos

Correta O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de gestão de pessoas. Considerando essa realidade, se você fosse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com