TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESENTAÇAO, DELIMITAÇAO E PROBLEMATIZAÇAO DO TEMA

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3
  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA

  1. APRESENTAÇÃO, DELIMITAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃODO TEMA.

Barbacena situa-se na região da Zona da Mata Mineira, na Serra da Mantiqueira, grande produtora de frutas e flores. Faz divisa com alguns dos seguintes municípios: Barroso, Carandaí, Ressaquinha, Santos Dumont, entre outros. O município fica à 169km da capital Belo Horizonte (PICCININI, 2006).

No censo do IBGE de 2017, Barbacena possuía 136 689 habitantes (IBGE, 2018).

A atual cidade de Barbacena nasceu na cabeceira do Rio das Mortes. A história da Vila de Barbacena tem início em 1698, quando o Capitão Garcia Rodrigues Paes, filho do bandeirante Fernão Dias Paes, abre um caminho mais curto para a ligação entre o Rio de Janeiro e o interior das Minas Gerais. Assim surgiu o primeiro núcleo colonial desta imensa região, no entroncamento dos Caminhos Velho e Novo, posteriormente, Estrada Real. Barbacena é a denominação dada ao Arraial da Igreja Nova, quando de sua emancipação em 14 de agosto de 1791. Era o governador de Minas, Luiz Antônio Furtado do Rio de Mendonça, o Visconde de Barbacena que, em meio ao processo de repressão à Inconfidência Mineira, estava sendo pressionado pela população do Arraial a separá-lo do termo de São João Del-Rei. O nome de Barbacena significa, 'Cabana de Bárbaros' e é originário de uma aldeia de bárbaros localizada na atual região de Elvas, cidade portuguesa do Alentejo (Prefeitura Barbacena, 2021).

Era habitado pelo índios Puris. No século XVII, a região começou a ser explorada por bandeirantes paulistanos em busca de ouro, pedras preciosas e mão de obra escrava. O local escolhido para se estabelecerem era chamado de Borda do Campo, também denominado Campolide, onde construíram a capela de Nossa Senhora da Piedade (Prefeitura Barbacena, 2021).

Barbacena foi conhecida em todo o território brasileiro e também do exterior como a "Cidade das Rosas", em função da sua grande produção local. Barbacena também foi conhecida como a "Cidade dos Loucos", pelo grande número de hospitais psiquiátricos instalados no local. A cidade atraia esses manicômios em decorrência da antiga ideia, defendida por alguns médicos, de que seu clima ameno, com temperaturas médias bem baixas para os padrões brasileiros, faria com que os doentes mentais ficassem mais quietos e menos arredios, supostamente facilitando o tratamento (INMET, 2014).

O tema escolhido aborda a questão do Impacto Social do Fechamento do Hotel SENAC em Barbacena, Minas Gerais, e como esse hotel, ao longo dos anos tem sido foi fator de geração de empregos e renda no município (IBGE, 2018).

Os visitantes de Barbacena podem aproveitar suas lindas paisagens. E o conforto e o requinte do primeiro hotel escola da América Latina, referência em gastronomia, o hotel é uma excelente opção para eventos empresariais e para se divertir com amigos e com a família .Porém, como fator de preocupação, no período que estamos passando de pandemia, o hotel parou suas atividades.

Então, no ano em que completaria 60 anos, o tradicional Hotel Senac Grogotó, de Barbacena, comunicou em Maio de 2020 que fechou as portas. Além de uma dívida financeira na casa dos R$ 12 milhões, acumulada de 2017 a 2019, a crise econômica provocada pelo coronavírus decretou o fim das atividades do negócio na cidade de 136 mil habitantes, localizada na microrregião da Serra da Mantiqueira (ESTADO DE MINAS, 2020).

Dessa forma, a presente pesquisa, tem como base o questionamento: Qual foi o Impacto Social do Fechamento do Hotel SENAC em Barbacena? O que aconteceu com a cidade de Barbacena no sentido de falta de empregos, desorientação financeira e social após o fechamento d hotel?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (317.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com